“Nascida das águas e o 16 de março de 1974”
Apresentação do livro de banda desenhada de José Ruy sobre o golpe militar falhado na cidade das Caldas da Rainha
Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos | auditório
24 outubro | 18h00
A nova edição da obra de banda desenhada do Mestre amadorense José Ruy vai ser apresentada no auditório da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, no próximo dia 24 de outubro, às 18h00, pelo Coronel Otelo Saraiva de Carvalho.
O livro conta a história do golpe militar falhado que decorreu nas Caldas da Rainha, e que antecedeu a Revolução dos Cravos.
Esta nova edição acrescida (a primeira foi lançada em 1999 pela Editora Asa) da História das Caldas da Rainha inclui o episódio da saída da coluna militar em 16 de março de 1974 com a intenção de derrubar o regime e acabar com a ditadura. Não tendo corrido como previsto serviu, ainda assim, de «balão de ensaio» para a nova ação que se realizou, com pleno êxito, 40 dias depois, em 25 de abril. São consultores científicos da obra, o Coronel Vítor Carvalho, na altura o Tenente que comandou a coluna militar, e o Coronel Otelo Saraiva de Carvalho, na época o Major envolvido na organização do movimento.
As informações fornecidas por estes militares enriquecem a obra com dados nunca divulgados, embora muito se tenha escrito e falado sobre o acontecimento.
É um livro a 4 cores lançado com a chancela da Âncora Editora.
Entrada livre.
Sobre José Ruy |
José Ruy nasceu na Amadora em maio de 1930. Cursou Artes gráficas na Escola António Arroio, onde foi discípulo do Mestre Rodrigues Alves, Costa Mota, Trindade Chagas e outros, e frequentou habilitação a Belas Artes.
Iniciou-se como autor de textos e desenhos com 14 anos, tendo publicado 82 álbuns, 51 dos quais em Banda Desenhada, com destaque para, Carolina Beatriz Ângelo, Peregrinação de Fernão Mendes Pinto, Aristides de Sousa Mendes, Humberto Delgado, Os Lusíadas e João de Deus, estes também com edição em mirandês.
Tem colaborado em diversos jornais e revistas, nomeadamente em Cavaleiro Andante e O Mosquito, tendo editado e dirigido uma 2.ª série desta publicação.
O rigor na investigação e qualidade dos seus trabalhos tem sido apreciada em todo o país. Foram-lhe atribuídos 27 prémios. Expôs com sucesso em vários países da Europa, na China, no Japão e no Brasil.
Primeiro autor a ser galardoado com o Prémio de Honra do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, em 1990. No ano seguinte, foi distinguido com a Medalha Municipal de Ouro de Mérito e Dedicação da sua cidade natal, onde o seu nome está atribuído a uma escola e a uma avenida. Referenciado no Dictionnaire mondial de la bande dessiné, Larousse, edição de 1998, e com destaque no Larousse de la BD, em 2004.
Sete dos seus livros, publicados na Âncora Editora, são recomendados pelo Plano Nacional de Leitura.
In Âncora Editora
Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Av. Conde Castro Guimarães, Nº 6 – Venteira
Telefone: 214 369 054
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
GPS: 38.752483, -9.2337572