Amadora comemora o Dia Internacional do Idoso

Num ano marcado pela pandemia Covid-19, a população sénior, considerada a faixa etária mais vulnerável neste contexto, tem merecido particular destaque e atenção nas ações de acompanhamento social desenvolvidas pela autarquia.

Dia 1 de outubro (quinta-feira) comemora-se o Dia Internacional do Idoso e a Câmara Municipal da Amadora assinala a efeméride com um conjunto de iniciativas, que este ano terão de ser ajustadas às limitações impostas pela pandemia COVID-19, respeitando as medidas de segurança implementadas pela Direção Geral de Saúde (DGS).

Em parceria com a URPIA - União de Reformados para Pensionistas e Idosos da Amadora, no Dia Internacional do Idoso, estão previstas as seguintes atividades:

1 out | Espetáculo "Amália Fado&Saudade", no Cineteatro D. João V, Damaia (2 sessões: 11h00 e 15h00);
Destinatários: população sénior do município | entrada gratuita mediante a entrega de 1 bem alimentar não perecível que reverterá para a ação ação social da Amadora
Data limite de inscrições: 28 de setembro
Mais informações e inscrições através da linha gratuita: 800 207 632

1 out | Envio de postal comemorativo com brinde (calendário 2021 com íman), a cerca de 7000 idosos do concelho;

1 a 31 out | Vídeo comemorativo do Dia Internacional do Idoso (ver abaixo).

Sabemos que este setor da população é especialmente vulnerável a determinados fatores de risco associados, nomeadamente ao isolamento, solidão, fragilidade física e emocional, tendo o atual contexto obrigado a alterações das suas vivências quotidianas e aumento do isolamento.

Na estratégia municipal de intervenção social dirigida a esta faixa da sociedade, pretende-se fomentar o bem-estar físico, social e mental, ao longo da vida, potenciando formas de participação na sociedade, de acordo com as necessidades, desejos e capacidades de cada cidadão, garantindo por outro lado proteção e assistência, em caso de necessidade.

Linha de Apoio Social - 800 207 632 (gratuita) | Dias úteis - 9h00 às 17h30

postal idoso