todos   atividades   desporto   encontros   espetáculos   exposições   infantojuvenil   outros

Comemorações do 100.º Aniversário do Nascimento de Fernando Piteira Santos

23 janeiro | O Legado de Piteira Santos, com Manuel Alegre, Maria Antónia Fiadeiro, Susana Martins e Alcino Pedrosa

Comemoram-se este mês os 100 anos de Fernando Piteira Santos (1918-1992), personalidade de relevo da vida política e cultural portuguesa do séc. XX e a quem o município da Amadora homenageou dando o seu nome à nova Biblioteca.

Para o recordarmos, e assinalar essa importante data, a Biblioteca Municipal organiza, no dia 23 de janeiro, pelas 18h30, um debate com o escritor Manuel Alegre, que com Piteira Santos conviveu e partilhou momentos importantes da sua vida. Participarão ainda Maria Antónia Fiadeiro, sua enteada, jornalista e investigadora, que trará a perspetiva pessoal desse grande homem, e Susana Martins, que investigou a sua vertente pública de homem político. A moderar este encontro estará o professor e investigador Alcino Pedrosa.

Entrada livre.

Biografia (resumida)| Fernando António Piteira Santos

Fernando António Piteira Santos nasceu na Amadora a 23 de janeiro de 1918, e nesta cidade viveu até aos seus 39 anos. Foi professor, historiador, jornalista, escritor e ativista político.

Frequentou o Externato Alexandre Herculano e concluiu o ensino secundário no Liceu Passos Manuel. Matriculou-se na Faculdade de Direito de Lisboa, que viria a abandonar, para ingressar mais tarde na Faculdade de Letras de Lisboa, seduzido que estava pela História.
Paralelamente aos estudos, desenvolveu uma intensa atividade desportiva. Foi sócio do Clube de Futebol Estrela da Amadora, foi atleta da Associação Académica da Amadora, em hóquei em patins, e do Sporting Clube de Portugal.

Desde a sua juventude que se interessou pelas questões da vida política e cultural do país, tendo sido uma personalidade de destaque na sociedade portuguesa.
Foi preso por diversas vezes, integrou diversos movimentos e foi dirigente do PCP nos anos 40. Participou em 1962 no falhado Golpe de Beja contra a ditadura, o que o obrigou ao exílio em Argel. Regressou a Portugal em 1974.

Foi professor no Departamento de História da Faculdade de Letras de Lisboa entre 1974 e 1988 e diretor-adjunto do “Diário de Lisboa” entre 1976 e 1989. Teve colaboração dispersa na generalidade da Imprensa, antes e depois do 25 de Abril.
É autor de “Geografia e Economia da revolução de 1820”; “Raul Proença e a Alma Nacional”; “História das Doutrinas Económicas” com o pseudónimo Arthur Taylor, entre outros ensaios publicados em revistas e publicações coletivas.

Faleceu a 28 de setembro de 1992, no Hospital de Santa Maria. A sua última aparição pública ocorreu quatro dias antes do seu internamento, num almoço de resistentes antifascistas, realizado na sociedade Voz do Operário.

Biografia completa aqui.

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos