Visitas Virtuais ao Património

Núcleo Museológico do Casal da Falagueira
Classificado como imóvel de interesse municipal, o Casal da Falagueira de Cima, atualmente sede do Museu da Amadora, é um casal quinhentista de grande interesse histórico.
Situado na área da antiga Aldeia da Falagueira, foi construído em alvenaria de pedra calcária, com cantarias de verga de muralha e tem dois pisos.
O Núcleo Museológico do Casal da Falagueira tem, ainda, vários núcleos expositivos no âmbito do Património Local. Aqui, pode ficar a saber mais sobre os sítios arqueológicos do concelho na exposição “Antes da Amadora”, sobre a Amadora Rural, o Aqueduto das Águas Livres e a história da aviação na Amadora.

Moinho do Castelinho
O sítio do Moinho do Castelinho tem revelado importantes vestígios sobre a ocupação romana na Amadora.
As intervenções levadas a cabo entre 2009 e 2019 trouxeram a descoberto os vestígios mais antigos da presença romana no atual território do Concelho, a par de uma extensa necrópole, relacionada com a Villa Romana da Quinta da Bolacha.
Conheça o sítio através do fantástico modelo 3D, realizado pela GEODRONE.

Moinho de Vento do Penedo
O Moinho de Vento do Penedo foi recuperado em 1998, e é uma estrutura de torre fixa circular construída com a pedra basáltica da região, com dois pisos, o térreo e o de moagem, ligados por uma escada.
O Núcleo Museológico abriu ao público em 2019, mas não tendo sido possível a recuperação dos mecanismos que trabalhavam no interior do moinho, o Museu Municipal, em parceria com a Cromeleque, recorreu à reconstrução virtual, possibilitando a visualização do moinho a laborar.
Conheça e visite o moinho virtualmente