Mapa do Site

22 maio | Apresentação do livro “O menino que queria ser árvore” | Biblioteca

 

No dia 22 de maio (quinta-feira), entre as 14h30 e as 15h30, decorrerá na sala infantojuvenil da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, a aprsentação do livro “O menino que queria ser árvore”, do autor José Torres Gomes, com ilustração de Carla Sofia Cardoso.

Destinatários: Alunos das escolas do 1º ciclo
Entrada gratuita
 
Sinopse | “O menino que queria ser árvore”
«As crianças vivem numa almofada de sonhos; uns realizáveis, outros não. Na Escandinávia, vivia um menino que queria ser uma árvore, mas o mais que conseguiu, foi morar dentro de um Abeto.
Vivendo num mundo de magia, o menino aprendeu, através de um jogo hilariante, que na escola não existem meninos roxos, nem verdes e nem de tantas outras cores como ele imaginava. Aprendeu, enfim, que todos somos diferentes, que todos somos iguais, e que no mundo há igualdade para todos, basta querermos».
 
Sobre | José Torres Gomes
«José Torres Gomes é natural da localidade de Belinho, no concelho de Esposende. O facto de ser portador da doença degenerativa de Stargardt (ou seja, uma distrofia macular hereditária de início juvenil caracterizada por atrofia macular bilateral) tem-lhe agravado a ação da visão central, a ponto de não ler o que escreve pelo seu próprio punho. O contacto com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) trouxe-lhe novas esperanças na realização do seu sonho.
Concretizou uma formação para a aprendizagem dos "softwares" de leitura de textos digitais, particularmente o “JAWS” (um leitor de ecrã desenvolvido para utilizadores de computadores cuja perda de visão os impede de ver o conteúdo do ecrã ou de navegar com um rato), transitando para o “NVDA” ("non visual desktop access"). A partir de então, passou a escrever regularmente no computador.
Assim, em 2010, editou o seu primeiro livro, intitulado “Os ossos também falam”. No ano seguinte, publicou a obra “Nunca mais te vi”. Em 2013, lançou o seu terceiro livro: “Gente sem governo”. Na sua quarta obra, em 2015, experimentou a poesia com “A inquietude do silêncio”, título que agora adapta para o seu espaço de escrita no jornal "sinalAberto".
Já em 2018, começa a exercitar a sua escrita no domínio da literatura para a infância e publica “O elefante branco”, ilustrado por Geandra Lipa. Em 2020, edita, igualmente para os mais novos, o livro “Zé Trinca-Espinhas e as letras do lago”, com ilustrações de Alexandra de Moraes.
O seu mais recente livro para a infância “O menino que queria ser árvore” (homónimo de uma obra do autor brasileiro Fabiano Tadeu Grazioli) foi ilustrado por Carla Sofia Cardoso.
Entretanto, tem participado em várias antologias».
 
 
Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Av. Conde Castro Guimarães, N.º 6 – Venteira
Telefone: 214 369 054
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
GPS: 38.752483, -9.2337572
 
Horário da Biblioteca:
De segunda a sexta-feira: das 10h00 às 19h00 | Sábados: das 10h00 às 18h00
Encerra aos domingos e feriados
 
Horário da Bedeteca e Fanzineteca:
Piso 2 da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
De segunda a sexta-feira: das 10h00 às 19h00 | Sábados: das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h00
Encerra aos domingos e feriados
 
For@ de Horas:
De segunda a sexta-feira: das 19h00 às 24h00 | Sábados: das 18h00 às 24h00
Encerra aos domingos e feriados
 
Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
 
4 educacao qualidade 11 cidades e comunidades sustentaveis