Mapa do Site

Abril no Museu da Amadora

 

Conheça a programação cultural do Museu da Amadora para o mês de abril.

6 e 7 abril (sábado e domingo)
Horário: 10h00/12h00 e 15h00/17h00
Moinhos Abertos - Visitas orientadas ao Núcleo Museológico do Moinho do Penedo
Sinopse: O Dia Nacional dos Moinhos comemora-se a 7 de abril, e para celebrá-lo, abriremos as portas do Núcleo Museológico do Moinho do Penedo durante o fim-de-semana.
Este Moinho de Vento localiza-se na freguesia da Mina de Água, foi recuperado em 1998, e é composto por uma estrutura de torre fixa circular construída com a pedra basáltica da região, possuí dois pisos, o térreo e o de moagem, ligados por uma escada. As suas imponentes varas vêm-se ao longe e, no interior, ficamos a saber mais sobre o seu funcionamento.
Destinatários: Famílias e participantes individuais
Local: Núcleo Museológico do Moinho do Penedo
Custo: Gratuito

13 abril (sábado)
Horário: 14h30/17h30
Passeio Cultural pelos lugares de Abril na Amadora
Sinopse: No ano da celebração dos 50 anos de Abril, convidamos todos os interessados a participar numa caminhada pelos lugares de Abril na Amadora.
Este passeio insere-se no programa de atividades do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e irá mostrar aos participantes uma Amadora pré e pós-Revolução dos Cravos, dando a conhecer diversos sítios com história e referência a um momento que marcou e mudou definitivamente o país.
Percorrendo as ruas da Cidade, abordaremos a vivência local sob diferentes pontos de vista - social, associativo, cultural e político -, intrinsecamente ligada ao surgimento e criação do município da Amadora, como o primeiro município constituído após a revolução do 25 de abril de 1974.
Distância a percorrer: cerca de 4 km (dificuldade média)
Destinatários: Famílias e participantes individuais
Ponto de encontro: Núcleo Museológico do Moinho do Penedo
Custo: Gratuito
Organização: Em parceria com a ARQA – Associação de Arqueologia da Amadora

13 abril (sábado)
Horário: 14h00/17h30
Workshop “Metodologias de trabalho e registo em Antropologia Biológica e Zooarqueologia”
Sinopse: No âmbito da Exposição temporária “Amadora Romana – viver no Ager de Olisipo”, e inserido nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este workshop tem como foco o aprofundamento de problemáticas e metodologias relacionadas com o registo de campo e o processamento de materiais osteológicos encontrados em contextos arqueológicos. Após uma introdução aos principais conceitos associados à antropologia biológica e zooarqueologia, será referida criticamente a legislação existente em Portugal aplicável a estes ecofactos. Os principais aspetos metodológicos de registo e protocolos de recolha serão apresentados recorrendo a casos de estudo.
Destinatários: Profissionais ligados à antropologia e arqueologia
Local: Núcleo Museológico do Casal da Falagueira
Custo: Gratuito

De terça-feira a domingo
Exposição "Amadora romana – Viver no Ager de Olisipo" – Até 5 de maio de 2024
Sinopse: O espaço da atual cidade da Amadora integrou durante a época romana e a antiguidade tardia o Ager Olisiponensis, designação latina que definia a área rural nos subúrbios de Olisipo (Lisboa). A localização privilegiada, próximo da capital, e a existência de vários recursos naturais terão potenciado o povoamento romano da região e a permanência das populações ao longo dos séculos. Esta exposição pretende mostrar a riqueza dos vestígios arqueológicos e os dados recuperados nos últimos anos através das escavações arqueológicas.
Local: Núcleo Museológico do Casal da Falagueira
Nota: Gratuito ao sábado de manhã, estudantes, jovens até aos 18 anos e adultos maiores de 60 anos

De terça-feira a domingo
Exposição "As Mulheres da minha vida. Roque Gameiro no feminino" – Até 21 de julho de 2024
Sinopse: Exposição que pretende iluminar vidas de mulheres da família de Alfredo Roque Gameiro, nomes que se repetem, mas dos quais pouco ou nada se sabe: Maria da Assunção, a esposa, Ana de Jesus, sua mãe, ou a sobrinha Maria Hebe Gomes.
Vamos conhecer o lado humano e familiar destas pessoas, constituindo uma abordagem biográfica, para além da veia artística, conhecida e reconhecida nacional e internacionalmente.
Esta exposição é um trabalho de raízes familiares, mas também de descendência, de projeção, de futuro, numa vasta geografia, mas que começa com um pequeno caminho.
Local: Casa Roque Gameiro
Custo: Gratuito

Ano letivo 2023/2024
“Museu em Ação” e “Venha conhecer os cantos à Casa”
Realização de oficinas diversas
Visitas orientadas: Necrópole de Carenque, Villa romana da Quinta da Bolacha, Núcleo Museológico do Casal da Falagueira, Núcleo Museológico do Moinho do Penedo e Casa Roque Gameiro
Horário: De terça a sexta-feira, às 10h00 e às 14h30
Estas atividades são gratuitas para as escolas públicas do Município, durante o período escolar, no máximo de duas por turma e por equipamento e instituições de solidariedade social, no máximo de duas por utente e por equipamento.
Destinam-se a escolas e grupos organizados

As atividades são gratuitas, exceto as indicadas, e necessitam de inscrição prévia por email (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) ou por telefone (214 369 090).
Deve ser indicado o nome completo do participante e o contacto telefónico.
As inscrições devem ser feitas até 48 horas da data da sua realização, ou conforme indicado.
As desistências devem ser comunicadas no mínimo com 24 horas de antecedência, sob pena de impedimento de inscrição em outras atividades.
Toda a programação e horários podem sofrer alterações sem aviso prévio.
Para mais informações é favor contactar pelo e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou telefone: 214 369 090

Moradas e horários:

Núcleo Museológico do Casal da Falagueira
Parque Aventura, Beco do Poço, 2700-000 Amadora
De terça-feira a sábado, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00; domingos das 14h30 às 17h30. Aberto aos feriados.

Casa Roque Gameiro
Praceta 1º de Dezembro, nº 2, 2700-672 Amadora
De terça-feira a sábado, das 10h00 às 17h30; domingos das 14h30 às 17h30. Aberto aos feriados.

 
11 cidades e comunidades sustentaveis