"Humanidade" é o tema do próximo Amadora BD

Este ano sob o tema ‘Humanidade’, o Festival celebra os 50 anos do 25 de abril apresentando inúmeras exposições que exaltam os valores da democracia, liberdade, justiça e igualdade.

A 35ª edição do maior festival de banda desenhada do país já tem data marcada: de 17 a 27 de outubro, o Amadora BD ocupará o Parque da Liberdade (antigo Ski Skate Park), a Bedeteca da Amadora e a Galeria Municipal Artur Bual com 14 exposições dedicadas a alguns dos maiores ícones da banda desenhada nacional e internacional.

Mafalda, Daredevil e Naruto são alguns dos personagens já confirmados na edição 2024 do Amadora BD que acolhe também a exposição individual de Paulo J. Mendes – autor da ilustração original da 35ª edição do Festival e vencedor do prémio de Melhor Obra de BD de Autor Português nos PBDA em 2023 – com o seu premiado livro Elviro.

Este ano sob o tema Humanidade’, o Festival celebra os 50 anos do 25 de abril apresentando inúmeras exposições que exaltam os valores da democracia, liberdade, justiça e igualdade. O corredor principal do Núcleo Central volta a ganhar protagonismo na edição 2024 do Amadora BD acolhendo uma exposição work-in-progress, que irá apelar à participação dos visitantes.

Reforçando o seu compromisso de ser um Festival para todos, o Amadora BD apresenta também nesta edição a sua primeira exposição sensorial e inclusiva, apresentando os conteúdos expositivos de forma acessível. Dedicada ao super-herói invisual (Daredevil), a exposição comemorativa dos 60 anos do personagem, explora os sentidos da audição e do tato, sugerindo aos visitantes uma reflexão sobre a diferença e a inclusão.

Os concursos de banda desenhada promovidos pelo Município têm também espaço reservado no festival: o Concurso Municipal de Banda Desenhada da Amadora (dirigido à comunidade escolar e que pretende estimular a criatividade e promover as artes visuais como ferramenta pedagógica sob o tema ‘Uma reflexão sobre a “liberdade”) e o Concurso de Banda Desenhada da Amadora (dirigido a novos jovens autores e que pretende incentivar a criação artística das novas gerações na criação de banda desenhada sob o tema ‘25 de abril sempre!’). As inscrições para o Concurso Municipal estão já abertas.

O Amadora BD’24 culmina com a habitual cerimónia de entrega dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA) que mais uma vez atribui um prémio pecuniário no valor de €5.000, à Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português. À semelhança do Concurso de Banda Desenhada da Amadora, as inscrições para os PBDA serão oportunamente anunciadas.

Espaços Amadora BD

O Festival volta a ocupar 3 espaços na cidade da Amadora, mantendo o Núcleo Central no antigo Ski Skate Amadora Park.  Com uma área total de 2.100 m2, o Núcleo Central do Amadora BD vai acolher a área expositiva (de 950 m2) – onde vão estar patentes 10 exposições de autores nacionais e internacionais e 1 exposição extra no corredor central desta nave – a zona comercial (de 950 m2) – que contará com a presença de 13 editoras e que será palco de inúmeros lançamentos, sessões de autógrafos, apresentações e palestras – e a gaming arena que, em parceria com a Guess the Choice, acolherá o gaming lounge, pc gaming, arcadas, realidade virtual, cosplay e atividades com personalidades da cultura pop.

A Galeria Municipal Artur Bual vai receber duas exposições individuais de autores portugueses e a Bedeteca da Amadora – Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos vai acolher também uma mostra.

Sobre o Amadora BD

Criado em 1990, o Amadora BD é uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora, que tem por objetivo promover a banda desenhada. Organizado ininterruptamente desde a sua criação, o Amadora BD é o mais importante festival de banda desenhada em Portugal e um dos mais aclamados a nível europeu.

A programação anual reúne autores, editores, agentes e colecionadores de diferentes nacionalidades em sessões de autógrafos, exposições, lançamentos, oficinas e apresentações. No âmbito do Amadora BD, os Prémios de Banda Desenhada da Amadora, distinguem, todos os anos, os autores e os jovens que se destacam no panorama da Banda Desenhada.

Em 2024, o Amadora BD integra o projeto Comics Beyond – uma incubadora europeia de banda desenhada, com o objetivo de reforçar a empregabilidade e promover o empreendedorismo e networking dos autores na banda desenhada. O projeto – inserido no programa Europa Criativa, conjuntamente com o Centro Belga de Banda Desenhada (Bélgica), o Festival On a Marché sur la Bulle (França) e a Comicon de Nápoles (Itália) – reúne pela primeira vez de 1 a 6 de julho, na cidade da Amadora, durante a training week que acolhe todos os parceiros do projeto e os vencedores do open call recentemente anunciado pelo Município.

Cliquer na imagem abaixo para conhecer o cartaz da 35ª edição do Amadora BD

cartaz amadoraBD 200

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

11 cidades e comunidades sustentaveis