Gala do Desporto da Amadora homenageou Mery Andrade e João Alves

Realizou-se a 28 de novembro, no Cineteatro D. João V, a Gala do Desporto da Amadora 2023, cerimónia que distinguiu os agentes desportivos locais com percursos e resultados desportivos de mérito e dignos de destaque, alcançados durante a época desportiva 2022/2023.

Nesta noite especial, Mery Andrade e João Alves foram os grandes homenageados, tendo-lhes sido atribuído, pela autarquia da Amadora, o Prémio Prestígio “Amadora Desporto”, troféu que distingue atletas com base no currículo, referências e ligação ao universo desportivo da Amadora.

Nesta edição, a Câmara Municipal da Amadora distinguiu também personalidades e entidades com o Prémio de Reconhecimento Municipal “Amadora Desporto”:
O AGC - Amadora Gimno Clube foi homenageado pelo apuramento e participação na Gymnaestrada 2023; Johnson Semedo foi distinguido, a título póstumo, pelo trabalho desenvolvido em prol da comunidade local; e António Manuel Branco Simões foi homenageado pela dedicação de uma vida à Cidade, ao Desporto e à São Silvestre da Amadora, evento que ajudou a organizar por mais de 40 anos.

Ao longo da Gala do Desporto da Amadora 2023, foram ainda atribuídos os seguintes prémios:

- Troféu “Amadora Desporto”
Atribuído a agentes com títulos nacionais ou internacionais conquistados na época desportiva 2022/2023.

- Prémios de Distinção – Troféus de Distinção “Amadora Desporto”
6 categorias premiaram os agentes com percurso desportivo de realce nas seguintes categorias:

Amadora Desporto Esperança Feminina 2023
Amadora Desporto Esperança Masculina 2023
Amadora Desporto Atleta Feminina 2023
Amadora Desporto Atleta Masculino 2023
Amadora Desporto Equipa 2023
Amadora Desporto Treinador 2023

- Menção Honrosa “Amadora Desporto”
Premiou atletas ou outros agentes desportivos com ligação à Amadora, que desenvolvem a sua atividade desportiva em clubes fora do concelho, e que obtiveram resultados de excelência na época transata à realização desta Gala do Desporto.

Durante a iniciativa, e no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto, o Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P. e o Município da Amadora assinaram o memorando de entendimento que visa servir de base para o estabelecimento de uma parceria entre as duas entidades para a promoção da Ética Desportiva em todos os eventos, ações, atividades e iniciativas promovidas, organizadas e apoiadas por este.

Sobre os homenageados | Prémio Prestígio “Amadora Desporto”:

Mery Andrade (Basquetebol)

Nascimento: 12 de junho de 1997

Mery Elizabeth Fernandes Andrade é uma ex-basquetebolista profissional, com passado ligado à formação do Clube de Basquetebol da Escola Secundária da Amadora, tendo nesse período conquistado 2 títulos nacionais em Sub/16f e 3 títulos nacionais no escalão de Sub/19F.

Internacionalmente, Mery Andrade jogou durante 5 temporadas no campeonato norte americano de basquetebol da WNBA, tendo jogado nas equipas Cleveland Rockers e Charlotte Sting.

Foi a segunda atleta mais internacional de sempre por todas as seleções, com 129 internacionalizações.

Foi treinadora assistente, durante quatro temporadas, na Universidade de San Diego, tornando-se assim a 1.ª treinadora portuguesa a ser treinadora na WNBA.

Em 2022, foi auxiliar técnica do Petro de Luanda (Angola), sendo atualmente treinadora assistente da equipa masculina dos Toronto Raptors da NBA.

João Alves (Futebol)

Nascimento: 5 de dezembro de 1952

Foi júnior do Benfica. Começou por jogar no Varzim e estreou-se na 1.ª divisão em 1973/74 pelo Clube Desportivo Montijo.

Na época de 1974/75, transferiu-se para o Boavista de Pedroto. O jogador estreou-se na Seleção num encontro particular a 13 de novembro de 1974 na Suiça. Na primeira época no Boavista FC, realizou 30 jogos e foi o 2.º melhor marcador da equipa com 11 golos. A equipa ficou em 4.º lugar e venceu a Taça de Portugal.

Na temporada seguinte - 1975/76 - o Boavista FC ficou em 2.º lugar e voltou a vencer a Taça de Portugal, tendo João Alves sido o melhor marcador da equipa com 15 golos.

Foi um dos primeiros jogadores a triunfar no estrangeiro com a ida para Salamanca na época de 1976/77.
Jogou no Benfica durante quatro épocas, entre 1978 e 1983, com um interregno de um anos, em que alinhou no Paris Saint-Germain (79/80).

Na época 1983/84 regressou ao Boavista. Em março de 1985 assumiu o lugar de treinador do Boavista.

Enquanto jogador, foi internacional pela Seleção Nacional - A por 25 vezes, tendo marcado 3 golos.

Atualmente, é treinador de futebol, possuindo uma academia de futebol, a "Escola de Futebol Luvas Pretas".

Na época 1989/90, já como treinador, venceu a Taça de Portugal ao serviço do Estrela da Amadora.

3 saude qualidade