todos   atividades   desporto   encontros   espetáculos   exposições   infantojuvenil   outros

Descrição

A Câmara Municipal da Amadora promove, nos dias 19 e 20 de maio, entre as 13h30 e as 16h00 (hora de PT), os eventos finais do projeto Rumourless Cities, (RC), que marcam o culminar da Rede de Transferência URBACT, e que têm como objetivos partilhar o trabalho desenvolvido por esta rede europeia de promoção de boas práticas na área da prevenção da discriminação e promoção da inclusão, e promover uma reflexão final sobre o impacto da Covid-19 nos migrantes.

Esta iniciativa integra a Semana da Diversidade Cultural, que decorre na cidade da Amadora, entre os dias 17 e 21 de maio, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, celebrado a 21 de maio.

O evento está dividido em duas partes:

19 maio (14:30-17:00 CET)
Parte 1: Estratégias Anti-Rumor nas Cidades - Apoiar os jovens a desafiarem estereótipos

20 maio (14:30-17:00 CET)
Parte 2: Covid-19: A exposição da discriminação e da desigualdade na EU

Parte 1
Estratégias anti-rumores na cidade - apoiar os jovens a desafiarem os estereótipos
O desenvolvimento de estratégias anti-rumores é uma prática em evolução que está a ser adotada por cidades de todo o mundo para combater o preconceitos e rumores relacionados com a diversidade. Esta rede, inspirada na estratégia anti-rumores da Amadora e na campanha "Não Alimente o Rumor" tem apoiado as cidades participantes a desenvolverem novas iniciativas e ações nesta área. Um forte foco da rede tem sido o apoio às gerações mais jovens para identificar e desafiar rumores e estereótipos nos seus grupos, bairros e cidades. A rede tem envolvido decisores políticos das cidades, educadores, escolas, artistas, criadores de jogos, clubes desportivos comunitários e organizações culturais. As escolas tornaram-se centros de produção de campanhas anti-rumores e as crianças e os jovens agentes anti-rumores.
Este evento apresentará as iniciativas empreendidas pelas cidades desta rede e partilhará as suas principais percepções e aprendizagem.

Parte 2
Covid: A exposição da discriminação e da desigualdade na UE
O início da pandemia em fevereiro de 2020 teve um enorme impacto na forma como a rede pôde funcionar. Contudo, o que a Covid também fez foi expor claramente a discriminação e a desigualdade que os migrantes enfrentam na UE.

Para participar neste evento, basta aceder via zoom com os seguintes dados:

ID da Reunião: 969 4382 4402
Password: 704397

Existirá tradução simultânea em português, polaco e italiano durante a Parte I e em português durante a Parte II.

Se desejar receber a tradução áudio da reunião, tudo o que precisa de fazer é seguir os seguintes passos:

1.Descarregar a aplicação Interactio a partir da loja Apple ou da loja Google Play ou aceder à aplicação web a partir do seu portátil, através do browser Google Chrome em https://app.interactio.io/
2.Introduzir o código do evento AMADORA
3. Em alternativa, poderá aceder ao evento clicando neste link: https://app.interactio.io/Search/DirectedSearch?eventCode=AMADORA
4. Ligar os seus auscultadores.
5. Abrir a aplicação e selecionar o canal preferido.

Apenas algumas atualizações sobre como ouvir a interpretação:
1.No telefone: A melhor maneira é abrir o programa Interactio no seu telefone e ouvir a tradução através do telefone e a reunião em vídeo através do computador.
No computador: Se quiser ouvir o Interactio no mesmo dispositivo da reunião, precisa de colocar a reunião em silêncio e ouvir apenas através da página Interactio: app.interactio.io

Sobre o Projeto Rumourless Cities
O projeto Rumourless Cities foi financiado pelo programa europeu URBACT III - de aprendizagem e troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável - e teve como objetivo a transferência para outras cidades europeias da campanha “Não Alimente o Rumor!”, uma boa prática desenvolvida pelo Município da Amadora, com o objetivo de prevenir a discriminação, promover a inclusão e potenciar a diversidade, através da transformação de perceções, atitudes e comportamentos.

Liderado pelo Município da Amadora, o projeto Rumourless Cities envolveu as seguintes cidades parceiras: Alba Iulia (Roménia), Cardiff (Reino Unido), Hamburgo (Alemanha), Messina (Itália) e Varsóvia (Polónia).

Início:19/05/2021 13:30