Mapa do Site

Não Alimente o Rumor

Não Alimente o Rumor
A Interculturalidade é um conceito que promove políticas e práticas que estimulam a interação, compreensão e o respeito entre as diferentes culturas e grupos étnicos.
Um estudo recente indica que a população amadorense apresenta como forças da sua cidade a acessibilidade, a reabilitação urbana, a requalificação urbana, os eventos culturais e a diversidade.
 
No sentido de contribuir para a imagem positiva do Município, o Projeto Comunicação para a Integração procura desenvolver na cidade a Campanha Não alimente o Rumor! No sentido de combater os equívocos, preconceitos, estereótipos e rumores, usando técnicas de informação virais para fornecer respostas corretas, baseadas em evidências, para erros comuns.
 
Como?
 
A Campanha Não alimente o Rumor! procura chegar ao público-alvo através de:
  • Iniciativas de sensibilização
  • Formação de “agentes anti rumores”
  • Criação de uma rede anti rumores, capaz de envolver a administração pública, as organizações sociais e os cidadãos da Amadora
  • Produção de materiais informativos
  • Criação de site e utilização das redes sociais para divulgação do ProjetoEnvolvimento de parceiros
 
Integrada no projeto C4i (Communication for integration: social networking for diversity), promovido pelo Conselho da Europa, nesta campanha foi privilegiada a utilização de redes sociais e canais de informação virais para passar informação correta sobre a imigração e a diversidade e combater mitos e equívocos infundados (mas generalizados), que colocam em risco a coesão social.
 
Assim, foram criadas “redes anti rumores” envolvendo instituições públicas e privadas, nomeadamente administração local e central, escolas, associações locais, ONG, órgãos de comunicação social e cidadãos, convidando-os a serem agentes “anti rumores”. Para o efeito, realizaram-se atividades de sensibilização e informação inovadoras e participativas.
 
O principal objetivo do Projeto Comunicação para a Integração centra-se na luta contra estereótipos, preconceitos, atitudes discriminatórias e rumores sobre imigração fornecendo, para tal, respostas corretas sobre imigração e diversidade cultural.
 
O Projeto constitui uma oportunidade para, através da mobilização de organizações locais e do envolvimento da população, contrariar a estigmatização de imigrantes, contribuindo para uma imagem positiva da multiculturalidade existente no Município.
 
Procura-se pois promover a:
  • Valorização da diversidade cultural e da coesão social através da desconstrução de estereótipos, preconceitos e rumores sobre a população imigrante e sobre a cidade da Amadora
  • Alteração da perceção, pensamentos, comportamentos e atitudes negativas face aos imigrantes e à cidade da Amadora
 
 
Acompanhe também no Facebook.