Celebrações do Dia Mundial da Floresta na Amadora

O Dia Mundial da Floresta foi comemorado na Amadora com um conjunto de atividades de educação ambiental, nomeadamente a Iniciativa “Rota pela Floresta”, que envolveu 17 escolas do concelho, e que se estruturou em torno de uma atividade que visa promover a mobilidade sustentável, e pôr em prática o exercício da cidadania alertando para os direitos, deveres e responsabilidades de cada um dos intervenientes.

A “Rota pela Floresta” implicou a realização de percursos entre as Eco-escolas da Amadora, numa ação de sensibilização para a importância dos espaços verdes, quer florestais, quer urbanos, promovendo ainda a intervenção dos munícipes nesses espaços.

Os participantes registaram num pergaminho as suas sugestões, opiniões e compromissos, com vista à proteção e gestão dos espaços verdes. Estes testemunhos foram entregues pelos alunos ao Vereador do Ambiente no dia 22 de março, no Parque Fonte das Avencas.

Foram ainda plantadas árvores e arbustos nos recintos escolares e nas instalações do Regimento de Lanceiros n.º 2, e efetuadas visitas de alunos do município aos viveiros municipais, com semeação em vaso.