Recolha de biorresíduos avança para setor doméstico

Se é residente nestas zonas, adira a este projeto e contribua para o alcance das metas de valorização de resíduos a que estamos empenhados.

Iniciou-se no final do ano de 2023 a campanha “Dar valor ao que é bio”, que visa acompanhar e sensibilizar para a implementação deste novo circuito de valorização.

Depois de quase 20 anos de experiência na recolha seletiva de biorresíduos em grandes produtores (mercados, escolas, restaurantes, frutarias, cantinas), a Câmara Municipal da Amadora alargou esta recolha ao setor doméstico, através da instalação, na via pública, de 30 contentores específicos para o efeito.

Numa fase piloto, o sistema de separação dos resíduos alimentares em contentores de proximidade com acesso condicionado, foi implementado na Urbanização Serra das Brancas, na freguesia de Mina de Água, no Bairro do Borel e na Urbanização Casas do Lago, na freguesia da Venteira, e Bairro do Alto dos Moinhos, na freguesia de Alfragide.

Do público-alvo de cerca de 5000 moradores, cerca de 1300 já aderiram, o que permitiu um aumento exponencial de biorresíduos. A título de exemplo, em 2021 foram recolhidos em todo o concelho cerca de 85 toneladas de biorresíduos através do programa “+Valor” e com apenas dois meses corridos neste ano, com o mesmo programa e este novo do setor doméstico, já foram transportados e entregues na Estação de Tratamento e Valorização Orgânica da Valorsul um pouco mais de 151 toneladas.

Ali os resíduos são submetidos a tratamento adequado, através de um processo de digestão anaeróbia, transformados em composto para utilização na agricultura, e produção de energia elétrica.

Departamento de Ambiente e Serviços Urbanos
Rua Luís Gomes, 5 B - Mina de Água, 2700-529 Amadora
Telefone: 214 369 040

11 cidades e comunidades sustentaveis  12 producao e consumo sustentaveis  13 acao climatica