9.º Conversas na Rua | Intervenções artísticas em vários locais da cidade

A cidade tem novas cores e criações, fruto do trabalho de vários artistas, que dão assim continuidade a este projeto de arte urbana da Amadora.

Inserido na programação do Amadora em Festa, o Conversas na Rua promove a arte urbana pública na cidade da Amadora, através de um conjunto de intervenções plásticas provenientes de diferentes disciplinas artísticas, nomeadamente: a pintura, o muralismo, ilustração e graffiti.
Este projeto tem como principal objetivo fomentar a atividade cultural, artística e social da Amadora e tornar a cidade num polo atrativo, reconhecido e com potencial de crescimento no que diz respeito à arte urbana.

Odeith (embaixador local que participa na iniciativa desde a sua primeira edição), C’ Marie, Patrícia Mariano, Ricardo Romero, Theic e Vasco Maio foram os artistas convidados para esta edição.

Até ao momento, a cidade conta com 55 obras realizadas no âmbito desta iniciativa, que podem ser apreciadas através do Mapa da Arte Urbana na Amadora (cm-amadora.pt).

Conheça abaixo os artistas destas seis novas obras no espaço público da cidade:

C’Marie | Rua São João Batista, Lote 755 (Brandoa)
Constança, também conhecida como C’Marie, nasceu em 1992 e é uma artista visual portuguesa. Licenciada em Escultura pela FBAUL, fez parte do programa Erasmus em escultura na Accademia di Belle Arti, Florença e é mestre em Artes Plásticas pela ESAD.CR. Estudou Canto Lírico na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e fez parte de um dos coros juvenis do Teatro Nacional de São Carlos. Utiliza diferentes meios para se expressar, alternando entre a escultura, o desenho, a pintura a aguarela e acrílico, a pintura mural e, mais recentemente, a pintura digital. Quando questionada sobre a natureza dos seus desenhos, diz que os vê como uma introspeção, um estado sensível mas desperto e consciente.

Odeith | Rua Carvalho Araújo, n.º 87 (Damaia)
Sérgio 'Odeith' nasceu em 1976 na Damaia. Foi em meados dos anos 80 que utilizou pela primeira vez uma lata de spray. Pintou algumas assinaturas e rabiscos nas paredes do seu bairro, mas só em meados dos anos 90 teve o seu primeiro contacto com o graffiti. As suas primeiras experiências foram pintar ilegalmente nas paredes das ruas e principalmente nas linhas férreas da linha de Sintra. Abandonou a escola aos 15 anos de idade. Sem qualquer formação escolar ou aulas de arte nunca desistiu, tendo todo o seu conhecimento sobre arte sido inteiramente autodidata. Depois de vários anos a pintar murais de rua com o nome "Eith", criou o nome "Odeith" em 2003. Em 2005, começou a sua caminhada para o reconhecimento internacional com as suas peças inovadoras utilizando a técnica da anamorfose.

Patrícia Mariano | Muro do Logradouro dos Recreios da Amadora, Espaço Fernando Relvas
Patrícia Mariano, nascida em 1988, é uma pintora portuguesa e artista mural, cuja arte surreal e enigmática pode ser encontrada em muitas paredes e galerias diferentes. Mariano é uma artista autodidata com formação académica em arquitetura e jornalismo, e com uma extensa carreira em publicidade como redatora criativa. Foi apenas recentemente em 2018 que decidiu perseguir o seu sonho de trabalhar como pintora e ter o seu próprio estúdio. Desde então tem realizado várias exposições individuais e colectivas, bem como várias intervenções de arte urbana.

Ricardo Romero | Empena na Rua da Pedreira nº5
Ricardo Romero nasceu em Évora em 1981 e atualmente vive e trabalha em Leiria. Autodidata por natureza, é a partir de 1994, assumindo o pseudónimo/tag "ship", que começou por explorar as técnicas de pintura mural nas suas diversas potencialidades plásticas. Desde cedo, adotou uma postura educativa e pedagógica, utilizando o graffiti e a street art como instrumentos facilitadores na relação com jovens e crianças, sendo responsável por ministrar diversos cursos de curta duração e workshops de experimentação e criação artística. A sua prática artística, com uma forte influência nas linguagens artísticas urbanas, abrange vários tipos de trabalho como a pintura, a escultura, a fotografia e o vídeo. Desde 2004, tem sido convidado para várias exposições, projetos de arte pública, festivais e publicações.

Theic | Rua das Oliveiras, nº1 (Falagueira)
Camilo Nuñez é um artista uruguaio radicado em Lisboa. Desde 2008 que se dedica a trabalhar em diferentes áreas da arte como a fotografia, pintura, design e escultura. Em 2010 juntamente com Florencia Durán iniciou o projeto Coletivo Licuado, que se dedica a fazer intervenções murais em espaços públicos e privados. O trabalho de estúdio de Theic é muito influenciado pela pintura clássica, mitologia grega e cinema contemporâneo, o seu trabalho é figurativo e o ser humano é o protagonista do mesmo, a técnica e a cor têm muita relevância na sua pintura de forma a obter obras de carácter realista.

Vasco Maio | Muro localizado na Rua António Lopes Ribeiro (junto à Urbanização Vila Chã , Casal de São Brás)
Vasco Maio (n 1983) é um artista visual com atelier em Almada, Portugal. Desenvolve trabalho na área da pintura e desenho, com grande foco em arte pública. É licenciado pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa em Design de Comunicação e bacharelado em Pintura na mesma instituição. No trabalho de autor está presente a busca de uma memória formal quase sempre escondida ou esquecida. A procura de impressões ancestrais que se perpetuam. Tecidos que se unem, formas que se fractalizam. Através do instinto conjuga cores, traços e manchas sobre a superfície. Conta com a participação em diversos projectos de arte mural bem como presença em exposições colectivas e oficinas artísticas.

11 cidades e comunidades sustentaveis