Mapa do Site

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Literário Orlando Gonçalves e do Prémio Crónica Jornalística Rogério Rodrigues

 

“A coccinela perfeita”, da autoria de António José da Costa Neves é a obra vencedora da 26.ª edição do Prémio Literário Orlando Gonçalves, este ano na modalidade de Ficção Narrativa.
“O meu vizinho Omar Sharif, um talento na arte da sobrevivência”, da autoria do jornalista Álvaro António Maia Moreira Filho, é a crónica jornalística vencedora da 2.ª edição do Prémio Crónica Jornalística Rogério Rodrigues, publicada em A Mensagem de Lisboa.
A entrega dos prémios terá lugar no próximo dia 9 de setembro (sábado), pelas 14h30, na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, por ocasião da realização da 8.ª Festa do Livro da Amadora, que decorre de 8 a 10 de setembro, no âmbito das comemorações do 44.º aniversário do município da Amadora.

Prémio Literário Orlando Gonçalves
Sobre | obra premiada
Sobre a obra premiada, o júri do concurso considerou que “integra aquilo a que podemos chamar uma “ideia iluminada”. A leitura fluida, imagética, surpreendente mesmo, leva-nos a não querer parar, a acompanhar de um fôlego as reviravoltas da história. E a ter esperança numa humanidade melhor. Que saibamos todos encontrar “A coccinela perfeita”, como o protagonista desta obra”.

Sobre | António José da Costa Neves
Nasceu em 1945, em Grândola. É licenciado em História, tendo durante anos publicado regularmente poesia em diversos jornais e revistas.
Em 2006, o seu primeiro romance “Mataram o Chefe de Posto” ganhou o Prémio Literário de Almada. Depois, iniciou uma incursão pelo romance, contando atualmente com uma dezena de títulos, alguns dos quais premiados, como o romance “Nem por Sonhos” que, em 2006/2007, foi distinguido com o Prémio Manuel Teixeira Gomes.

Breve nota | Prémio Literário Orlando Gonçalves
O Prémio Literário Orlando Gonçalves foi instituído pela Câmara Municipal da Amadora em 1998, com o objetivo de, por um lado, homenagear a memória do escritor e jornalista Orlando Gonçalves e, por outro, incentivar a produção literária, contribuindo para a defesa e enriquecimento da língua portuguesa.
Este prémio destina-se a galardoar, anualmente e de forma alternada, uma obra de ficção narrativa e um trabalho jornalístico de investigação ou grande reportagem.
Orlando Bernardino Gonçalves, um dos precursores do movimento neorrealista português, foi escritor e jornalista de imprensa escrita e de rádio, tendo sido inclusive Diretor do jornal Notícias da Amadora durante mais de trinta anos, atividade que sempre desenvolveu a par das suas intervenções cívicas e políticas na defesa dos direitos e deveres de uma cidadania plena, consciente e esclarecida, sustentada pelo enriquecimento intelectual.
Orlando Gonçalves foi agraciado com a Medalha de Ouro da Cidade da Amadora em 1989, em 1993 o seu romance Enredos da Memória foi galardoado com o Prémio Literário Cidade da Amadora e em 1997 foi mais uma vez homenageado pela Câmara Municipal da Amadora, por ocasião das comemorações do 25 de Abril.
Este ano, o júri do concurso foi constituído por António Garcia Barreto, representante da Câmara Municipal da Amadora, Isabel Medina, representante da Sociedade Portuguesa de Autores e José Manuel Mendes, da Associação Portuguesa de Escritores.
A Câmara Municipal da Amadora atribuirá ao autor o prémio no valor de cinco mil euros.

Prémio Crónica Jornalística Rogério Rodrigues
Sobre | trabalho premiado
Sobre o trabalho distinguido, o júri considerou que “No preâmbulo das regras do Prémio de Crónica Jornalística com que a Câmara Municipal da Amadora homenageia a memória de Rogério Rodrigues, está escrito que deve "potenciar e aumentar o gosto pela escrita, e pela leitura. Elevando ao mesmo tempo os padrões de cultura de toda a sociedade, que se pretende esclarecida, e interventiva". O trabalho do jornalista Álvaro Filho cumpre e honra o espírito do prémio ao acrescentar conhecimento sobre o "outro", o imigrante tantas vezes incompreendido e maltratado pela opinião pública. Tantas vezes o elo mais fraco, menos preparado para se defender de posições hostis que não compreende. Quem tem o prazer da leitura desta crónica conhecerá um rasgo de uma cultura diferente e, certamente, poderá intervir de modo mais esclarecido se se sentir convocado a isso. Como diz também o autor, "todos nós imigrantes somos em algum grau"”.

Sobre | Álvaro António Maia Moreira Filho
Jornalista, escritor e professor brasileiro. Passou pelas redações da Folha de Pernambuco e Jornal do Commercio, como repórter, colunista e editor. Emprestou a sua voz nas rádios Transamérica e CBN Recife e esteve também na tela do SporTV. É autor de vários livros: “O Diário da Viagem do Sr. A (publicado no Facebook), e outros livros em papel, entre eles: “Curso de Escrita de Romance – Nível 2” (Vencedor do Prémio Pernambuco de Literatura 2016), “Tudo que as mulheres queriam saber sobre futebol, mas tinham medo de perguntar” e “Jornalismo para Iniciantes”.

Breve nota | Prémio Crónica Jornalística Rogério Rodrigues
O Prémio Crónica Jornalística Rogério Rodrigues, instituído pelo município da Amadora, tem com intuito homenagear a vida e a obra do jornalista e escritor Rogério Rodrigues, bem como incentivar a produção jornalística e o enriquecimento da Língua Portuguesa. Potenciar e aumentar o gosto pela escrita, e pela leitura. Elevando ao mesmo tempo os padrões de cultura de toda a sociedade, que se pretende esclarecida, e interventiva. Este prémio, é uma mais-valia em termos culturais, que de outra forma não seria alcançada, e por isso não quantificável em termos de custos. O Prémio crónica jornalística Rogério Rodrigues galardoa bienalmente, a modalidade de crónica jornalística.
Este ano, o júri do concurso foi constituído por José Jorge Letria, representante da Câmara Municipal da Amadora, Paulo Sérgio Santos, representante da Sociedade Portuguesa de Autores e João Rosário, representante do Sindicato dos Jornalistas.
O Prémio atribuído pela autarquia é no valor de cinco mil euros.

 
11 cidades e comunidades sustentaveis