“Peregrinação dos Símbolos” recebida na Amadora

No âmbito da realização da Jornada Mundial da Juventude 2023, o município da Amadora recebeu hoje, 19 de julho, a “Peregrinação dos Símbolos”, nos Paços do Concelho.
Estes 2 símbolos da Jornada Mundial da Juventude - a Cruz Peregrina e o Ícone da Nossa Senhora Salus Populi Romani – têm estado em peregrinação pelo mundo, sendo que a 22 de novembro de 2020, com o Papa, em Roma, os jovens do Panamá passaram a cruz e o ícone da Jornada Municipal da Juventude aos jovens portugueses, de forma a levar o evangelho a toda a parte.

Esta iniciativa no município contou com a presença de Dom Américo Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa e Presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 (JMJ), que frisou a importância desta Jornada, um “lugar para todos, uma festa”, que visa colocar Deus no coração dos homens e das mulheres. Destacou ainda a importância do Amor, que “pode vencer o medo, pode vencer a guerra, pode transformar vidas”.

“Este é um momento fantástico e único de comunhão, respeito, partilha e união”. Foi desta forma que Carla Tavares, Presidente da Câmara Municipal da Amadora, descreveu a Jornada Mundial da Juventude 2023, enfatizando a relevância do trabalho em rede entre as diversas entidades para a sua realização. A Amadora será uma das cidades de acolhimento da JMJ e a edil não deixou de destacar que “receber bem está no ADN da Amadora”, e que a receção dos símbolos na cidade é “profundamente marcante”.

Este importante momento contou ainda com a participação do Padre Abel Ferreira, Vigário de Amadora e de Ludimila Silva, do Comité Organizador Vicarial (COV).

Sobre os Símbolos:
A Cruz Peregrina tem 3,80m de altura e foi construída em madeira para o Ano Santo de 1983. Foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos em 1984 para ser levada em peregrinação pelo mundo. Já passou por quase 90 países e tem sido encarada como um verdadeiro sinal de fé.

O Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani tem 1,20m de altura e foi entregue como símbolo da presença de Maria junto dos jovens pelo Papa João Paulo II em 2003. Este ícone é feito à imagem do original, que se encontra em Roma, na Basílica de Santa Maria Maior e é centro de grande devoção popular.

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

11 cidades e comunidades sustentaveis