Conferência comemora os 20 anos de implementação da Rede Social da Amadora

Está a decorrer hoje, dia 6 de junho, nos Recreios da Amadora, a conferência "Os 20 anos de implementação da Rede Social da Amadora: Impactos na Intervenção".

A sessão de abertura contou com a presença de Carla Tavares, Presidente da Câmara Municipal da Amadora, que enalteceu o empenho de cada uma das instituições que compõem a Rede Social na Amadora ao longo destes anos. "Acompanhei o nascimento e o crescimento da Rede Social na Amadora e valorizo o enorme contributo que cada instituição presta neste trabalho em rede. Os nossos parceiros estão sempre disponíveis e com respostas credíveis para dar à cidade.", fez questão de realçar a autarca.
"Em 20 anos, a cidade mudou. Os desafios mudaram e são cada vez maiores. E é fruto do trabalho em rede, em parceria, com base na confiança institucional, que temos conseguido encontrar os melhores caminhos para prosseguir, criando e aperfeiçoando os instrumentos para enfrentar os desafios do presente e do futuro", garantiu a edil.

Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado para a Inclusão, também presente no evento, elogiou o bom funcionamento da Rede Social implementada no município. "A Amadora tem esta capacidade de trabalho em rede, com dinamismo e laços fortes de cooperação entre parceiros, que traz consequências positivas para a população", afiançou. A governante acredita que "a descentralização de competências na área social, recentemente implementada na Amadora, mas com raízes consolidadas no território, será uma mais valia para a continuidade de uma Rede Social coesa, capaz de construir melhores soluções. Estamos aqui para resolver os problemas concretos das pessoas", garantiu Ana Sofia Antunes.

Esta iniciativa pretende comemorar os 20 anos de implementação do Programa Rede Social no município da Amadora, dando a conhecer o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em conjunto com todos os parceiros da cidade, bem como os projetos e ações inovadores que têm vindo a ser implementados no território. Tem ainda como objetivo debater e refletir sobre os impactos desta medida de política social no desenvolvimento social local, perspetivando estratégias de intervenção futura.

Conheça aqui o Programa da Conferência

Sobre | Rede Social

A Rede Social é um fórum de articulação e congregação de esforços baseado na adesão por parte das autarquias e de entidades públicas ou privadas com vista à erradicação ou atenuação da pobreza e da exclusão e à promoção do desenvolvimento social.
A Rede Social surge no contexto de afirmação de uma nova geração de políticas sociais ativas, baseadas na responsabilização e mobilização do conjunto da sociedade e de cada indivíduo para o esforço de erradicação da pobreza e da exclusão social em Portugal.
Foi criada através da Resolução do Conselho de Ministros nº 197/97 de 18 de novembro de 1997 e Declaração de Retificação nº 10-O/98. Posteriormente foi publicado o Despacho Normativo n.º 8/2002 de 12 de fevereiro e o Decreto-Lei n.º 115/2006 de 14 de junho.
A Câmara Municipal da Amadora aderiu ao Programa Rede Social em 2003, tendo por base o reconhecimento da riqueza e da diversidade do trabalho de várias Instituições sedeadas no Município e a experiência em parceria adquirida do desenvolvimento de vários Programas e Projetos.
O Conselho Local de Ação Social da Amadora (CLAS) foi constituído no dia 21 de fevereiro de 2003 e é composto por 69 parceiros. Simultaneamente foi constituído o Núcleo Executivo e foram também constituídas as onze Comissões Sociais de Freguesia.
Após o processo de reorganização administrativa das freguesias, existem neste momento seis Comissões sociais em funcionamento.

1 erradicar pobreza 10 reduzir desigualdades 11 cidades e comunidades sustentaveis 17 parcerias implem objetivos