Eco-Escolas da Amadora

bandeira verdeNo âmbito da Educação Ambiental, a Câmara Municipal da Amadora promove diversas atividades e apoia o desenvolvimento do PROGRAMA ECO-ESCOLAS, que é um Programa internacional, coordenado pela ABAE/FEE, e que visa a adoção de atitudes mais sustentáveis, a nível de toda a comunidade escolar, reconhecendo o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola.

O Programa Eco-Escolas prevê a realização de trabalho, ao longo do ano letivo, em temas obrigatórios: Resíduos, Água e Energia e em, pelo menos um dos temas que anualmente a ABAE define, além de outros que a escola pretenda desenvolver. Os temas do ano 2020/2021 foram: “Ar” e “Espaços Exteriores”.

Anualmente, são distinguidas as escolas que cumprem a metodologia proposta, sendo-lhes atribuído o galardão da BANDEIRA VERDE.

No passado dia 12 de outubro de 2021, a ABAE promoveu, em Sintra, o evento Galardão Eco-Escolas 2021, tendo feito a divulgação das escolas galardoadas com a Bandeira Verde e as premiadas nos diferentes Desafios. A Câmara Municipal da Amadora esteve presente, como município parceiro do Programa e recebeu o seu certificado, assim como as bandeiras das escolas, tendo já feito a entrega nas respetivas escolas.

Em 2020/2021 foram galardoadas 25 escolas do município da Amadora:

· Amadora INOVA - pólo da Reboleira

· Colégio de Alfragide

· Colégio Rik & Rok Amadora

· Escola Luís Madureira

Houve mais 2 escolas inscritas, mas que acabaram por não apresentar a candidatura ao galardão.

Além do galardão da Bandeira Verde, as Eco-Escolas da Amadora no passado ano letivo ainda se distinguiram nos seguintes desafios:

DESAFIO UHU: Construção de um mocho em 3D:

- EB1/JI Vasco Martins Rebolo – 1º prémio do 1º escalão (Pré-escolar e 1º ciclo)

HORTAS BIO:

- EB 2.3 Cardoso Lopes – Menção Honrosa no escalão “Hortas Grandes”

O MAR COMEÇA AQUI:

- EB 2.3 Roque Gameiro – 3º lugar no Concurso Regional – Águas do Tejo Atlântico

ECO-AGRUPAMENTOS (Agrupamentos com todas as suas escolas como eco-escolas):

· Agrupamento de Escolas Fernando Namora

· Agrupamento de Escolas Miguel Torga

PARABÉNS a todas as ECO-ESCOLAS GALARDOADAS EM 2020/2021!