O Projeto

A Câmara Municipal da Amadora acredita na importância da Educação Ambiental como contributo para formação de jovens mais ativos na defesa do ambiente, pretendendo promover um espírito de cidadania, que é fundamental para um desenvolvimento mais justo e equilibrado.

Assim, a Educação Ambiental na Amadora junto das escolas públicas é uma realidade desde 1989, tendo sido um fator determinante para, por exemplo, se iniciar a recolha seletiva de papel na década de 90, extensível a todo o concelho, passando-se das “palavras aos atos”, ou seja, da sensibilização à ação. A CMA entende que as mudanças de comportamentos não são possíveis só com instalação de equipamentos na via pública, sem previamente se trabalhar a sensibilização.

Em 1997 foi criado um serviço municipal dedicado exclusivamente à Educação Ambiental, inaugurando-se no Dia Mundial do Ambiente (5 de Junho) o Eco-Espaço, com umas instalações localizadas no Parque Central. Em 2010 foi construído um novo edifício, no âmbito das obras de requalificação do Parque Central, permitindo acolher mais alunos, com mais conforto para os utentes.

Inicialmente, os temas abordados centraram-se essencialmente nos Resíduos e na Água, além de se organizar atividades para se comemorar o Dia Mundial da Floresta e o Dia Mundial do Ambiente, realizando-se todos os anos a Semana do Ambiente da Amadora, desde 1989 até à data atual.

A partir do ano letivo 2006/2007 começaram a diversificar-se os temas trabalhados, sendo anualmente introduzidas novas atividades no Programa de Educação Ambiental.

Atualmente, os temas trabalhados são os seguintes:
1. Resíduos
2. Água
3. Energias Renováveis
4. Alterações Climáticas
5. Ambiente e Cidadania
6. Qualidade do Ar
7. Consumo Sustentável
8. Mobilidade Sustentável
9. Biodiversidade e Conservação
10. Mar

Promovem-se ainda visitas de estudo, organizam-se atividades para comemoração de efemérides e pequenas ações de formação para professores/educadores.

O Programa de Educação Ambiental do corrente ano letivo encontra-se disponível para consulta.

A participação nas atividades é gratuita, sendo necessário realizar-se a respetiva inscrição até ao prazo limite, que termina normalmente no final do mês de outubro. É assegurado o transporte das turmas, sempre que se verifique ser necessário. Dado o elevado número de inscrições, as atividades destinam-se prioritariamente às escolas públicas do Município.

Anualmente, o número de participantes tem vindo a aumentar sistematicamente, ultrapassando-se já as 12.000 crianças e jovens, desde os 4 aos 18 anos, do ensino pré-escolar ao ensino secundário e profissional, abrangidas pelas  diferentes atividades do Programa de Educação Ambiental, promovidas pelo Eco-Espaço.

A VALORSUL tem sido o principal parceiro neste Projeto, apoiando, através do seu programa denominado Ecovalor. Outras entidades tais como os SIMAS de Oeiras e Amadora, a SIMTEJO, a SANEST (estas 2 empresas integraram entretanto o Grupo Águas de Portugal), a Fundação EDP (Museu de Eletricidade), a Câmara Municipal de Loures (Parque Temático das Energias Renováveis), a Câmara Municipal de Lisboa (Quinta Pedagógica dos Olivais), a VALORMED, a ERP-Portugal, a FCUL/Projeto MARE, e a CCDR-LVT, são exemplos de outros parceiros que contribuem ou já contribuíram para este Projeto da CMA.

Têm vindo a sistematizar-se ações integradas com Associações de Defesa do Ambiente, como por exemplo com a LPN, o GEOTA, a QUERCUS, a ASPEA para enriquecimento das atividades.

O Eco-Espaço presta também apoio às escolas inscritas no Programa Eco-Escolas, promovido pela ABAE/FEE (Associação Bandeira Azul da Europa/Fundação para a Educação Ambiental), uma vez que a Câmara Municipal da Amadora é município parceiro deste projeto desde o seu início em Portugal (1996).

Horário do Eco-Espaço: 2.ª a 6.ª feira, das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h00