todos   atividades   desporto   encontros   espetáculos   exposições   infantojuvenil   outros

Quorum Ballet | Espetáculo “Dois Séculos - Homenagem a Manuel Teixeira Gomes”
Recreios da Amadora
25 fevereiro | 16h00

O Quorum Ballet apresenta, nos dias 24 e 25 de fevereiro, nos Recreios da Amadora, o espetáculo Dois Séculos, uma homenagem a Manuel Teixeira Gomes, personalidade marcante da História de Portugal, “através das linguagens da dança, do teatro, da poesia, da música e das artes plásticas”.

Esta nova criação conta com a coreografia de Daniel Cardoso (diretor artístico do Quorum Ballet), dramaturgia de Pedro Alves e música de Jorge Silva.

M6 | 10€ (consulte tabela de preços com descontos)

Sinopse:
«“Cheguei tarde demais a um século velho demais”, dizia Manuel Teixeira Gomes, comerciante, escritor e político, nascido em 1862 em Portimão, no Algarve.
Homem culto, personalidade moderna e requintada, fascinado pela beleza da Arte e da Mulher, Teixeira Gomes viveu entre dois séculos, num dos tempos mais agitados da nação portuguesa. Como Eneias, também ele foi um fugitivo por força do destino, ansiando por pisar terra firme, vagueando por entre dois séculos, que nunca foram realmente seus, entre o século de Helena, Tróia e dos clássicos, e aquele que também já não é o nosso século. Um tempo que, na verdade, tem sido o de toda a Humanidade.
Manuel Teixeira Gomes tomaria posse como Presidente de República no dia 5 de Outubro de 1923.
No entanto, sempre apaixonado pela vida, frequentador dos maiores e melhores museus e teatros da Europa, a política tornar-se-ia, para ele, um “sacrifício inglório” e acabaria por partir para longe da sua adorada pátria, exilando-se em Bougie, na Argélia (uma “Sintra à beira-mar”), apoderando-se, por fim, da tão cobiçada areia, até encontrar o eterno descanso, doando-nos uma obra extraordinária.
Através das linguagens da dança, do teatro, da poesia, da música e das artes plásticas, o Quorum Ballet, em coprodução com a Câmara Municipal de Portimão, apresenta esta nova criação inserida nas Comemorações Nacionais dos 150 Anos de Manuel Teixeira Gomes. Pretendemos assim, promover um encontro renovado com a vida e obra de uma das personalidades maiores da História de Portugal. Um encontro que também nos dá fome de falar português.»

Quorum Ballet

Recreios da Amadora
Av. Santos Mattos, 2 - Venteira - 2700-748 Amadora
Telefone: 214 369 055
GPS: 38.758323, -9.235262

Transportes, Táxis e Parque público de estacionamento:
Comboio da CP: Estação da Amadora - Linha de Sintra – Lisboa;
Vimeca: n.º 20 - Amadora – Algés;
Lisboa Transportes: n.º 114 trajeto Amadora - Algés | n.º 113 trajeto Amadora – Belém;
Táxis (Praça de táxis a 100 mts.);
Parque público de estacionamento (a 20 mts.).

Venda de Bilhetes:
Recreios da Amadora | Nos dias dos espetáculos (24 e 25 fevereiro), das 14h00 até à hora de início do mesmo.
Nas instalações da Quorum Academy | Das 18h00 às 21h00

Maior Menor