Amadora Resiliente

Campanha Local 2016-2020 “Amadora. Liga à Resiliência”.

amadora resiliente 360A redução de risco de desastre tem cada vez mais vindo a adquirir um papel de destaque nos quadros de ação das entidades e da administração governamental, a várias escalas.

O risco, apesar de nunca poder ser reduzido a um valor nulo, pode e deve ser diminuído ao máximo, de forma a garantir a segurança das pessoas, bens e património dentro de cada área geográfica.

Nos últimos anos, o Município da Amadora tem investido, de uma forma responsável, nos domínios que caracterizam os vários momentos do ciclo do desastre: a preparação, o socorro e a recuperação.

É da responsabilidade do Estado a promoção das medidas de autoproteção, mas é dever do cidadão ter um papel interveniente na sociedade, promovendo uma cultura de segurança, convertendo-se no primeiro agente de proteção civil.

A sua atuação pode efetivar-se em vários cenários, como no lar, na escola, no local de trabalho e na comunidade ou no bairro onde vive.

É fundamental que o cidadão esteja informado e sensibilizado para que tenha um papel ativo na redução do número de ocorrências no Município, e consequentemente na redução dos riscos a que está exposto.

Foi nesse pressuposto que em 2010 o Município da Amadora, o primeiro em Portugal, se associou à campanha da Estratégia Internacional para a Redução de Desastres da Organização das Nações Unidas (EIRD-ONU) “Construir Cidades Resilientes (2010-2015) ”, através do slogan “Campanha Local 2016-2020: Amadora. Liga à Resiliência”.

Site da Campanha Internacional
www.unisdr.org/campaign

Facebook da Amadora Resiliente
www.facebook.com/amadora.resiliente