Voluntários reconhecidos pela Autarquia receberam diplomas de mérito

No âmbito do Dia Internacional do Voluntariado, que se comemorou no dia 5 de dezembro, a Câmara Municipal da Amadora procedeu à entrega dos Diplomas de Mérito aos voluntários que participaram, no corrente ano, nas ações de voluntariado inscritas no Programa Municipal de Voluntariado da Amadora (PMVA). Em 2017 estiveram envolvidos no PMVA cerca de 200 voluntários e 40 organizações promotoras de voluntariado.

Sobre o Programa Municipal de Voluntariado da Amadora
Este programa pretende impulsionar a prática do voluntariado através de projetos dinamizados em parceria com as organizações promotoras de voluntariado na cidade da Amadora. O projeto funcionou entre 2007 e 2013 através de ações individuais, mas em 2013 foi tomada a decisão de crirar o Programa Municipal, uma vez que houve necessidade de conferir ao projeto uma estrutura organizativa diferente, dado o número elevado de voluntários.

Para participar, deve inscrever-se no Banco Local de Voluntariado da Amadora (BLVA):

Voluntariado Jovem | Faz Parte! – Promoção do voluntariado enquanto desenvolvimento pessoal e social dos jovens e na construção da sua identidade solidária. Este projeto realiza-se em articulação com os estabelecimentos de ensino do município.

Voluntariado de Proximidade | Mais Perto – Propicia um envelhecimento ativo, através de iniciativas que valorizam o sénior e que combatem a solidão e o isolamento. Funciona em parceria com Instituições Privadas de Solidariedade Social com valência de SAD.

Programa Mentores para Imigrantes – Estimula a troca de experiências e o apoio entre cidadãos nacionais e migrantes através de um protocolo estabelecido entre a Autarquia e o Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

Academia Sénior – Promove a participação dos seniores numa cultura de segurança proporcionando conhecimentos sobre prevenção e proteção civil. Este é um projeto desenvolvido em parceria com o Serviço Municipal de Proteção Civil.

Voluntariado Pontual – Apoio de voluntários para campanhas de natureza diversa: recolha de alimentos, angariação de fundos e outras.

A missão do Banco Local de Voluntariado da Amadora é propiciar o encontro entre pessoas com disponibilidade e entidades que integrem e coordenem o seu trabalho. Tem como objetivo central a dinamização de ações de sensibilização, valorização, e qualificação de voluntários e técnicos responsáveis por projetos de voluntariado, e destina-se a todos os indivíduos que, de forma desinteressada e responsável, trabalhem voluntariamente no âmbito de uma organização promotora.

Organizações promotoras: Entidades públicas da administração central, regional ou local ou outras pessoas coletivas de direito público ou privado, legalmente constituídas, com atividades de voluntariado de interesse social e comunitário.

Informações:
Divisão de Intervenção Social: 214 369 053