Mapa do Site

Documentação útil

Documentação útil

 

Candidatura Programa Escolhas - Orientações do N.E. do CLAS

 

Avaliação da Rede Social

Avaliação externa da rede Social CIES 2009

Relatório de avaliação Programa Rede Social IESE 2012

 

 
Recenseamento de idosos isolados e/ou em situação de dependência

Nos últimos anos, surge a comunicação social a dar especial enfoque a notícias sobre pessoas idosas, que residem sozinhas, encontradas sem vida nas suas habitações, sem que ninguém tivesse dado conta da sua ausência durante, dias, meses e mesmo anos.

Alguns dos casos noticiados eram de idosos residentes no Município da Amadora, um território com cerca de 24Km2, inscrito na Área Metropolitana de Lisboa, densamente povoado, onde residem atualmente 175 135 habitantes.

Dados do Recenseamento Populacional 2011 do Instituto Nacional de Estatística, identificam que 19% do total da população residente na Amadora, tem idade igual ou superior a 65 anos, sendo que 42% tem 75 ou mais anos e cerca de 65% vive sozinho.

É neste contexto que, no âmbito do Conselho Local de Ação Social da Amadora, emerge a necessidade de identificar e georreferenciar os idosos isolados e/ou em situação de dependência residentes no município, para elaboração do perfil dos mesmos e levantamento das necessidades, para que a partir desse diagnóstico sejam definidas estratégias especificas de intervenção social para este grupo da população.

O universo do estudo abrangeu toda a população idosa sinalizada entre outubro de 2012 e abril de 2013, pelos parceiros e comunidade em geral.

Clique para ver o Relatório.

 


Violência contra idosos

Estudo sobre violência contra idosos

 


Endereço:

Praceta Carolina Simões – Venteira - 2700-165 Amadora
 

Telefones:

+351 214 369 053