todos   atividades   desporto   encontros   espetáculos   exposições   infantojuvenil   outros

Debates sobre História ao Fim do Dia
Tema “A Atividade da Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses”
Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
1 março | 18h30

Os Debates sobre História ao Fim do Dia, estão de regresso à Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, e o próximo realiza-se no dia 1 de março (quinta-feira), às 18h30, como habitualmente, e o tema será sobre a atividade da Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses, criada em 1860, e que em muito contribuiu para o desenvolvimento de várias zonas do país, entre elas, a atual cidade da Amadora.

A palestra será conduzida por Ângela Salgueiro, investigadora do Instituto de História Contemporânea.

Esta iniciativa realiza-se no âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal da Amadora e o Instituto de História Contemporânea (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa).

Entrada livre. Não é necessária marcação prévia.

Sinopse | “A Atividade da Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses”com Ângela Salgueiro
A Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses, criada em 1860, na sequência da concessão das linhas de Leste e do Norte ao empresário espanhol José de Salamanca, tornou-se na principal companhia ferroviária portuguesa até à atualidade. Para além do desenvolvimento de infraestruturas ferroviárias que se tornariam elementos centrais na estruturação da rede ferroviária nacional e da construção de obras emblemáticas da Engenharia portuguesa, como a Ponte de Maria Pia no Porto ou a estação do Rossio em Lisboa, a Companhia Real impôs-se como um agente decisivo na atração do capital internacional, funcionando como um organismo europeizado e internacionalizado.
Diversos outputs e inputs lhe podem ser atribuídos, dos quais se destaca, pelo seu pioneirismo, o papel na atração de técnicas e técnicos estrangeiros, no domínio da engenharia e da finança, que iriam ter impactos decisivos e duradouros na realidade portuguesa oitocentista.

Instituto de História Contemporânea

Biografia | Ângela Salgueiro
Ângela Salgueiro é licenciada em História, mestre em História Contemporânea e doutorada em História Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea e bolseira de Pós-Doutoramento do IHC-CEHFCI, da Universidade de Évora. Integrou vários projetos de investigação nacionais e internacionais, dos quais se podem destacar “Dinámicas de renovación educativa y científica en las aulas de bachillerato (1900-1936): una perspectiva ibérica” [HAR2014-54073-P]; “História da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (1996-2016)”; “História do Instituto Camões. Da Junta de Educação Nacional ao Instituto Camões (1929-2009)”. Em 2016 recebeu o Prémio Fundação Mário Soares – EDP atribuído à tese de doutoramento Ciência e Universidade na I República. É coautora dos livros Em Nome da Ciência. Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. 20 anos de História (1996-2016) (2017) e Ciência, Cultura e Língua em Portugal no século XX. Da Junta de Educação Nacional ao Instituto Camões (2012).

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Av. Conde Castro Guimarães, Nº 6 – Venteira