Mapa do Site


todos   atividades   desporto   encontros   espetáculos   exposições   infantojuvenil   outros  

Detalhes

Início:26/11/2019 18:30

Descrição

Apresentação do fotolivro “NORWEGIAN SKY 9”, de Arlindo Pinto
Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos | auditório
26 novembro | 18h30

A Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos acolhe, no próximo dia 26 de novembro (terça-feira), pelas 18h30, a apresentação do fotolivro “Nowergian Sky 9”, de Arlindo Pinto.

Esta obra dedicada à fotografia conta com o prefácio de Fernando Sobral (jornalista e escritor) e foi editada pela Hugglybooks.

Entrada livre.

 

Sinopse |
«Os olhos podem ver muitas coisas. Talvez demasiadas. Em “Nowergian Sky 9” Arlindo Pinto olha para o mundo de forma particular. As imagens que aqui mostra são as de um nómada que percorre os labirintos onde se perde a sociedade atual. Nelas encontramos memórias várias, ecos do passado, sinais de um presente incómodo, pistas para se vislumbrar o futuro. […] Pelo meio encontramos a solidão das grandes cidades, numa fotografia de alguém a olhar para a janela num local onde não há mais ninguém. É este o mundo real e imaginário do autor. Porque as suas imagens falam. […]
Em “Nowergian Sky 9” o que mais intriga o autor é a identidade. Dos locais, das pessoas, dos objetos, dos olhares. […] Estas imagens são indícios que nos podem dizer mais sobre aqueles que vivem nas cidades e as suas vidas anónimas do que seus próprios retratos. […]
No fundo, como numa das fotografias que aqui encontramos, a identidade das sociedades e daqueles que a criam todos os dias, é um jogo de xadrez. O jogo da vida. Mas, como escreveu um dia Isaac Asimov, “Na vida, ao contrário do xadrez, o jogo continua após o xeque-mate”. As imagens de “Nowergian Sky 9” apenas confirmam que, entre ruínas e memórias, a natureza sobrevive a tudo em qualquer lugar do mundo. É essa a verdadeira identidade que o autor buscou. E encontrou nas suas fotografias.»

Fernando Sobral

 

Sobre Arlindo Pinto |
«Arlindo Pinto (n. 1962) vive na grande Lisboa, nasceu noutro lugar! Entende-se fotógrafo…. o que realmente é desde finais do século XX! É apaixonado por arte, música e pessoas. A fotografia é uma forma de se ligar à humanidade.
É membro da equipe do Photobook Club Lisboa. Faz exposições individuais e coletivas e publica o seu trabalho em revistas, zines e foto-livros. Procura pistas sobre o significado da vida... se o houver.»

 

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Av. Conde Castro Guimarães, Nº 6 – Venteira
Telefone: 214 369 054
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
GPS: 38.752483, -9.2337572

Horário da Biblioteca:
Segunda-feira e sábado: 10h00 – 18h00 | terça a sexta-feira: 10h00 – 19h00
Fora d’Hor@s - segunda-feira e sábado: 18h00/24h00 | terça a sexta-feira: 19h00/24h00).
Encerramento: domingos, feriados e 24 dezembro.

Horário da Bedeteca e Fanzineteca:
Piso 2 da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00 e sábado das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00.
Encerramento: domingos, feriados e 24 dezembro.

Local

Maior Menor