Projeto Arquitetónico

Este edifício, inaugurado em 1966, da autoria do arquiteto Luís Soares Branco, possui um painel de baixo relevo do mestre Domingos Soares Branco (1925-2013), considerado um dos mais importantes escultores portugueses da segunda metade do séc. XX. Um caleidoscópio de cores, definindo a composição normal, enobrecendo o molde e a sua textura com verniz sobre a superfície do cimento, o seu material definitivo.

proj arquitetonicoA degradação do edifício e desadequação face às exigências atuais de uma sala de espetáculos levou à recuperação do mesmo e da sua imagem original, integrando-a num desenho contemporâneo e equilibrado, procurando relações com a envolvente, ao mesmo tempo que se procuraram reunir as condições técnicas ideais para o funcionamento das diversas artes performativas.

No projeto atual, foi objetivo manter uma certa identidade incorporada pelo espaço, não recusando a mudança e a readaptação, mas sim preservando memórias com a manutenção dos mármores pré-existentes.

A zona do palco - com 252,00 m2 e uma boca de cena de 16,50 metros - foi remodelada, melhorando substancialmente as condições técnicas dos espetáculos, bem como os pavimentos e tetos, aperfeiçoando as condições acústicas da sala. A plateia foi igualmente alterada, garantindo o conforto do espetador, com alguns lugares destinados a pessoas de mobilidade condicionada e assegurando as condições de segurança e melhorando os ângulos de visualização. A régie foi adaptada e foram construídas duas cabines de tradução simultânea e uma sala de projeção com dimensões adequadas.

Endereço:

Largo da Igreja, 5B/C/D - Águas Livres (Damaia) - 2720-295 Amadora