Mapa do Site

Projeto Arquitetónico

Projeto Arquitetónico

Este edifício, inaugurado em 1966, da autoria do arquiteto Luís Soares Branco, possui um painel de baixo relevo do mestre Domingos Soares Branco (1925-2013), considerado um dos mais importantes escultores portugueses da segunda metade do séc. XX. Um caleidoscópio de cores, definindo a composição normal, enobrecendo o molde e a sua textura com verniz sobre a superfície do cimento, o seu material definitivo.

proj arquitetonicoA degradação do edifício e desadequação face às exigências atuais de uma sala de espetáculos levou à recuperação do mesmo e da sua imagem original, integrando-a num desenho contemporâneo e equilibrado, procurando relações com a envolvente, ao mesmo tempo que se procuraram reunir as condições técnicas ideais para o funcionamento das diversas artes performativas.

No projeto atual, foi objetivo manter uma certa identidade incorporada pelo espaço, não recusando a mudança e a readaptação, mas sim preservando memórias com a manutenção dos mármores pré-existentes.

A zona do palco - com 252,00 m2 e uma boca de cena de 16,50 metros - foi remodelada, melhorando substancialmente as condições técnicas dos espetáculos, bem como os pavimentos e tetos, aperfeiçoando as condições acústicas da sala. A plateia foi igualmente alterada, garantindo o conforto do espetador, com alguns lugares destinados a pessoas de mobilidade condicionada e assegurando as condições de segurança e melhorando os ângulos de visualização. A régie foi adaptada e foram construídas duas cabines de tradução simultânea e uma sala de projeção com dimensões adequadas.


Endereço:

 Largo da Igreja, 5B/C/D - Águas Livres (Damaia) - 2720-295 Amadora
 

Telefones:

+351 214 975 187