Inauguração das Novas Unidades de Saúde na Amadora contou com a presença de António Costa

Foram hoje (22 de julho) inauguradas na Amadora a Unidade de Saúde Familiar (USF) Alma Mater e a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) António Arnaut, com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, da Ministra da Saúde, Marta Temido, da Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, e da Diretora do ACES Amadora (Agrupamento de Centros de Saúde da Amadora), Ana Isabel Silva.

“As verdadeiras bases do SNS (Serviço Nacional de Saúde) são estas unidades de cuidados de saúde primários”, destacou o Primeiro-Ministro, António Costa, que se congratulou pelo nome atribuído à nova Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados - António Arnaut, em homenagem ao “pai” do SNS.
O governante reafirmou a importância dos cuidados de saúde estarem cada vez mais perto das pessoas, e deixou o mote para que, no futuro, a descentralização de áreas da Saúde nos municípios serem uma realidade.

“Este momento é para os utentes”. Foi desta forma que a Ministra da Saúde resumiu a importância destas novas unidades de saúde na Amadora.
O SNS tem um longo caminho para se continuar a modernizar, de modo a servir melhor os utentes, para que estes tenham “vidas mais satisfatórias, com mais saúde e mais felizes”, frisou Marta Temido.

“É um dia especial e importante para a cidade da Amadora e para o SNS”, expressou a Presidente da Câmara Municipal da Amadora, que adiantou ainda que a saúde é, sem dúvida, um dos setores que criam e reforçam a coesão social e territorial.
“É com o trabalho conjunto que se constrói Cidade”, concluiu Carla Tavares, referindo-se às sinergias existentes com o poder executivo.

Para Ana Isabel Silva, os “dois novos edifícios são uma lufada de ar fresco para a Amadora”. “Vão melhorar substancialmente as condições de trabalho dos profissionais de saúde e proporcionar melhores condições de atendimento para os utentes”, disse a responsável.

A construção destes dois edifícios resultou da parceria entre a Câmara Municipal da Amadora e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados António Arnaut, na freguesia de Águas Livres, tem mais de 15 gabinetes de consulta, um gabinete de dentista, várias salas de enfermagem e de tratamentos, entre outras valências, e vem dar resposta a 22.800 utentes.

O investimento na construção deste equipamento rondou os 1,3 milhões de euros, dos quais 30% foram financiados pela Autarquia e 70% pela ARSLVT.

Já a Unidade de Saúde Familiar Alma Mater, na freguesia da Venteira, vai, também, prestar cuidados de saúde a 22.800 utentes e dispõe de cerca de duas dezenas de gabinetes de consultas, várias salas de espera e de tratamentos, gabinete de dentista (saúde oral), sala de reuniões, entre outras infraestruturas de apoio.

Esta construção rondou os 1,1 milhões de euros, custeados pela Câmara Municipal e pela ARSLVT na proporção de 30% e 70%, respetivamente.

Este esforço conjunto resultou da necessidade de ter, no nosso território, novas instalações condignas quer para os cidadãos, quer para os profissionais, melhorando, assim, o acesso aos cuidados de saúde.

Além da construção dos novos edifícios, modernos e funcionais, a Câmara Municipal da Amadora requalificou as áreas circundantes, ordenando e criando lugares de estacionamento e pequenas zonas verdes.

USF ALMA MATER
Largo da Igreja da Reboleira - freguesia da Venteira