Amadora distingue empresas do concelho que se destacam na área da responsabilidade social e no desempeno competitivo

A Câmara Municipal da Amadora reconheceu, mais uma vez, as empresas do concelho que participaram em projetos ou ações de responsabilidade social no município, distinguindo-as com os selos e prémios Empresa Solidária, referentes ao ano de 2018.

A Presidente da Câmara Municipal salientou que este "é um reconhecimento da cidade da Amadora às empresas que trabalham para a construção de uma cidade coesa, na qual os maiores beneficiários são os munícipes."

Uma cidade não se faz sem empresas. E quanto mais competitivas estas forem, mais a cidade, e os cidadãos, ganham. Para Carla Tavares, "é um privilégio para a Amadora poder contar com estas empresas", cuja distinção pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, IP como PME Líder e Excelência é "uma prova de que a Amadora tem todas as condições para que mais se instalem no concelho."

As empresas presentes tiveram ainda a oportunidade de assistir à apresentação da conferência "Responsabilidade social e benefícios para as empresas e comunidades", por parte de Maria João Almeida, em representação do GRACE - Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial.

A cerimónia, que decorreu no dia 11 de junho, no Espaço Fernando Relvas (Recreios da Amadora), contou com a atuação do grupo de jazz Nazaré Silva Trio.

Sobre o Prémio Empresa Solidária
São objetivos do Selo Empresa Solidária, reconhecer e premiar o trabalho das empresas do município ao nível das suas práticas de responsabilidade social, sensibilizar, envolver e mobilizar empresas do concelho para participação sistemática e concertada em projetos e ações de responsabilidade social que envolvam a comunidade e partilhar e divulgar as boas práticas de responsabilidade social das empresas desenvolvidas na Amadora.

Como definido no Regulamento do Prémio Empresa Solidária, “as empresas socialmente responsáveis contribuem para a satisfação das necessidades dos seus clientes, gerindo simultaneamente as expectativas dos trabalhadores, dos fornecedores e da comunidade local. Trata-se de contribuir, de forma positiva, para a sociedade e de gerir os impactes ambientais da empresa, o que poderá poderá proporcionar vantagens diretas para o negócio e assegurar a competitividade a longo prazo.

Ser socialmente responsável não se restringe ao cumprimento de todas as obrigações legais – implica ir mais além através de um maior investimento em capital humano, no ambiente e nas relações com outras partes interessadas e comunidades locais.

A atribuição de um Selo Solidário a todas as empresas que tenham intervenção nesta área e de um Prémio para as três empresas que mais se destaquem ao nível da Responsabilidade Social no município, permitirá evidenciar o envolvimento contínuo das empresas e constituirá uma forma de motivar outras entidades a participar também em projetos cujo objetivo é promover o bem comum, permitindo ainda às empresas partilharem conhecimento e experiências entre si, abrindo caminho para futuras parcerias.”