Moinho da Quinta Grande

Moinho da Quinta GrandeO Moinho da Quinta Grande está situado no topo da elevação da Quinta, em Alfragide, junto de um miradouro e foi recuperado pela autarquia.

Um outro moinho, que se localizava a poucos metros deste foi alvo de uma intervenção arqueológica, em 1993, e em 1997 de uma publicação municipal, O Moinho de João Vieyra da Silva. O estudo efetuado no âmbito desta publicação refere a existência, em 1901, de 63 moinhos no território municipal. Deste número, apenas 15 estavam ativos, encontrando-se os restantes em ruínas ou devolutos.

O Moinho da Quinta Grande fez parte de um conjunto de 7 moinhos que ocuparam esta elevação e que, em 1901, ainda mantinha 4 em atividade, incluindo este.

Freguesia de Alfragide