Apresentação

Museu Municipal de ArqueologiaO Museu Municipal de Arqueologia abriu ao público em dezembro de 1999. Tem a natureza de um museu municipal, dedicado à preservação, estudo, valorização e divulgação do património histórico e arqueológico do município da Amadora.

Foi concebido como estrutura polinucleada à qual foi agregada, desde o seu início, primeiro a Necrópole de Carenque como Núcleo Monográfico e, posteriormente, o Casal da Falagueira como Núcleo Museográfico e seu núcleo-sede.

Desde a sua criação que o Museu tem centrado a sua atividade na realização de trabalhos arqueológicos diversos, ao longo destes anos, tendo contado com a colaboração de diversos jovens através do Programa de Ocupação de Tempos Livres, o que lhes permitiu ver uma outra Amadora e deste modo dar o seu contributo para o conhecimento da ocupação humana da sua cidade.

Estas atividades de campo são apenas o ponto de partida para o trabalho mais vasto que o Museu realiza, que passa pela divulgação do conhecimento adquirido durante todo o processo de investigação.

Esta divulgação pretende abranger os diferentes públicos, pelo que as suas formas são diversas, passando quer pelas publicações científicas e genéricas, pelas exposições, por apresentação de palestras e pela conceção de atividades especialmente concebidas para os mais jovens, como visitas guiadas e realização de ateliês temáticos.

Horário:
3.ª feira a sábado, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Domingo, das 14h30 às 17h30
Aberto aos feriados

Endereço:

Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira - Núcleo Sede: Parque Aventura, Beco do Poço - Falagueira-Venda Nova - 2700 Amadora

Telefones: