Mapa do Site

Núcleo Museológico do Moinho do Penedo

Núcleo Museológico do Moinho do Penedo

moinho penedo 360x260

O Núcleo Museológico do Moinho do Penedo localiza-se na freguesia da Mina de Água e é o único moinho de vento do concelho disponível para visitas ao público.
Foi recuperado em 1998, e é composto por uma estrutura de torre fixa circular construída com a pedra basáltica da região, com dois pisos, o térreo e o de moagem, ligados por uma escada. A entrada e as janelas são constituídas por pedra calcária e no seu interior podemos observar os arganéis que serviam para fixar o capelo.
Os moinhos de vento marcam até aos nossos dias a paisagem da cidade da Amadora, hoje, na grande maioria, ruínas, são a prova da existência de uma forte atividade moageira que marcou outrora a região: a chamada Cintura Moageira Pré-industrial de Lisboa.
Este complexo composto por mais de uma centena de Moinhos de Vento chegou a produzir 21.000 a 32.200 toneladas de farinha por ano, que se destinava sobretudo a suprir o grande défice de pão que existia na capital.

- Realizam-se visitas guiadas a grupos organizados mediante marcação.
- No âmbito do projeto “Escola Aberta do Património”, são realizadas visitas guiadas para o restante público. Informe-se através do número 214 369 090.

Contacto para marcações:
Parque Aventura, Beco do Poço – Falagueira-Venda Nova (2700)
Telefone: 214 369 090
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

c

Legenda: interior do Moinho do Penedo


Endereço:

Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira - Núcleo Sede: Parque Aventura, Beco do Poço - Falagueira-Venda Nova - 2700 Amadora
 

Telefones:

+351 214 369 090