Mapa do Site

Cidade da Amadora já está a preparar a Semana Europeia da Mobilidade

Cidade da Amadora já está a preparar a Semana Europeia da Mobilidade
Saiba tudo o que vai acontecer na Semana Europeia da Mobilidade 2021 no concelho da Amadora.

Repetindo na organização a parceria com a Ecomood Portugal, a autarquia irá levar a cabo um conjunto de atividades, que vão além da semana oficial que, como acontece há já 20 anos, se realiza de 16 a 22 de setembro.
 
Mobilidade Saudável
O tema europeu deste ano alia a sustentabilidade à saúde, abordagem que não podia ser mais atual, dada a situação complicada que a humanidade está a viver com a pandemia. Mas, neste caso, a abordagem vai ainda mais longe, aliando também o exercício físico e a saúde mental. Porque uma mobilidade mais sustentável e racional proporciona cidades mais amigas e inteligentes. E cidadãos mais felizes e saudáveis.
 
Transportes Públicos e muito mais
Um dos principais focos será a cativação e recuperação de passageiros para os transportes públicos, não só através do incentivo a melhorias na sua oferta, como de evoluções paradigmáticas na abordagem dos cidadãos àquela que deverá ser a base da mobilidade humana. Mas todas as demais vertentes irão ser promovidas, da partilha de veículos à bicicleta, das trotinetas ao mais sustentável e saudável, andar a pé. Tudo de forma divertida, pedagógica, sensibilizadora e segura, seguindo todas as recomendações da Direção-Geral de Saúde.
 
Arranque antecipado, medidas para ficar
Na próxima semana, abrirão as inscrições para algumas das atividades. Nos dias 11 e 12 de setembro, haverá vários eventos, em diferentes locais do concelho.
As iniciativas não se esgotam a 22 de setembro. Isto porque, mais do que promover mentalidades e comportamentos sustentáveis no que à mobilidade diz respeito, esta semana destina-se também à implementação de medidas e soluções que perdurem e que melhorem as cidades europeias que abraçam este desafio anual.
 
Fique a par das novidades!