Resíduos Valorizáveis | Oleões

Desde julho de 2009 que a Câmara Municipal da Amadora, tem vindo a proceder à colocação de contentores específicos para a deposição de óleos alimentares usados (oleões) na via pública e em outros locais de acesso público do concelho. Anteriormente, estes resíduos eram frequentemente despejados na rede de esgotos originando graves problemas de poluição e provocando o mau funcionamento das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETARs).Oleão

Os oleões são contentores de 200 litros de capacidade, de cor amarela, dotados de um bocal adaptado para o despejo do óleo alimentar usado e de um visor indicador do seu nível de enchimento.

Deposite corretamente o óleo alimentar usado no oleão, de acordo com as seguintes regras:
  • Acondicione o óleo alimentar usado, já frio, num recipiente (ex: garrafa de plástico)
  • Despeje o óleo cuidadosamente pelo bocal do oleão, evitando derrames
  • Deposite a embalagem de plástico no contentor para embalagens, que em regra, se encontra próximo do oleão
  • Se verificar que o oleão está cheio (o que pode ser observado no visor que se encontra na tampa) não despeje o óleo, por forma a evitar derrames
  • Deposite unicamente óleo alimentar usado. Nunca deverá colocar óleos lubrificantes de motor (poderá entrega-los no ecocentro da Amadora)

O óleo alimentar usado depositado nos oleões do concelho é recolhido por uma empresa licenciada para o efeito, que procede à sua transformação em biodiesel, uma fonte de energia renovável que contribui para a diminuição das emissões de dióxido de carbono e, consequentemente, da poluição atmosférica.

A autarquia estabeleceu um protocolo de cooperação com a Assistência Médica Internacional (AMI), em que por cada litro de óleo recolhido será entregue um donativo para apoio aos projetos de luta daquela organização contra a exclusão social. Assim, ao depositar o óleo alimentar usado no oleão está não só a proteger o ambiente, como a contribuir para uma causa social.

Consulte aqui onde pode encontrar o oleão mais próximo de si