Mapa do Site

Semana Europeia da Mobilidade Amadora 2019

Semana Europeia da Mobilidade Amadora 2019

sem2019 geral 16 22set 840

A Câmara Municipal da Amadora, numa ótica de sensibilização para o trabalho que está a desenvolver em prol de uma mobilidade mais sustentável e segura em todo o concelho, decidiu apostar forte na Semana Europeia da Mobilidade de 2019.

A CMA, com a Associação EcoMood Portugal e outros importantes parceiros, desenhou um programa de atividades completo e abrangente dedicado a, através da experimentação, da diversão e da informação, sensibilizar os amadorenses, tanto individuais como empresariais, para a necessidade de melhores políticas, práticas e soluções. De todos, para todos.

Assim, de 16 a 22 de setembro, acompanhando outras grandes cidades europeias, a Câmara Municipal da Amadora convidará os cidadãos do concelho para tomarem conhecimento e testarem novas formas de mobilidade, mais racionais e sustentáveis. E não é apenas o comportamento individual que é parte ativa desta mudança: também as empresas, as associações e as escolas são cruciais para traçar este caminho e discutir soluções inovadoras para reduzir as emissões dos veículos e apostar em novas tecnologias, mais verdes.

Com estas ações encoraja-se novos comportamentos compatíveis com uma melhor qualidade do ar e com a redução de emissões de gases poluentes e ruído nas cidades. Para isso, será incentivado andar mais a pé, usar a bicicleta e os transportes públicos e a intermodalidade nas deslocações. E serão escutadas as opiniões dos amadorenses em relação a outras soluções que em breve poderão chegar também ao concelho.

Tudo isto se reflete no programa da Semana Europeia da Mobilidade da Amadora.

AMADORA
LIGA. À MOBILIDADE
Caminha e pedala connosco
#amadoramobilityweek
#europeanmobilityweek

 

sem2019 conf mobildd sustntvl empresas 17set1040

Os países e as cidades estão já a implementar novas políticas e soluções para tornar a mobilidade humana mais sustentável e racional. E esse esforço é complementado com ações de sensibilização e incentivo para que os cidadãos adoptem também melhores comportamentos.

Mas não é apenas o comportamento individual que é parte ativa desta mudança: também as empresas, as associações e as escolas são cruciais para traçar este caminho e discutir soluções inovadoras para reduzir as emissões dos veículos e apostar em novas tecnologias, mais verdes.

Com a conferência A Mobilidade Sustentável nas Empresas, a Câmara Municipal da Amadora tenta incentivar todos os empreendedores empresariais do concelho para esta tão urgente e necessária evolução. Para isso, convidou oradores de referência, que virão apresentar e debater soluções a implementar, ou já em prática, nas suas empresas.

Programa

14.30h - receção dos convidados

  • Abertura - Presidente CMA
  • Ecomood Portugal
  • Tis
  • Nissan
  • CR&M
  • Drive now / boleias

Coffee break

  • Siemens
  • Evolut
  • Debate (com todos os oradores)
  • Encerramento

 

 sem2019 pedala seg 18 20set 760

Segurança e Sustentabilidade

'De pequenino é que se torce o pepino', ou 'burro velho não aprende línguas', são duas expressões populares que pretendem ilustrar a importância da educação na infância. 'As crianças são o futuro' talvez seja a expressão mais adequada para mote da atividade Pedala em Segurança, que a Câmara Municipal da Amadora vai levar a cabo de 18 a 20 de setembro, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.

Nestes três dias, as crianças de todas as escolas de 1.º e 2.º ciclos do concelho serão levadas à Escola Fixa de Trânsito, um equipamento local de pedagogia através da experimentação e da diversão. Aí, aprenderão na prática como adotar comportamentos seguros e de boa cidadania na estrada. E, com a ajuda da EcoMood Portugal, irão ainda conhecer algumas noções básicas de sustentabilidade.

No final, todos serão medalhados como 'Embaixadores da Mobilidade Sustentável', um incentivo para que, de volta a casa, utilizem estes ensinamentos para sensibilizar também familiares e amigos.

 

sem2019 jovens reporteres 19 22set 1040

Os Decisores do Amanhã

Jovens Repórteres para o Ambiente é um programa de sucesso das Eco-Escolas que, através da observação da realidade, pretende despertar os jovens para a necessidade de uma rápida evolução de mentalidades e comportamentos no que respeita a práticas ambientais.

Com a Missão Amadora Liga. À Mobilidade, o município, com a ajuda da ABAE e da EcoMood Portugal, desafia os jovens do 3.º ciclo e secundário a efectuarem reportagens relacionadas com a mobilidade sustentável, durante a Semana Europeia da Mobilidade.

Depois de apreciados por um eclético e notável painel de jurados, os melhores trabalhos serão premiados e apresentados em Outubro no GreenFest, o maior evento de sustentabilidade de Portugal.

 

sem2019 electric challenge 21set 1040

Um passeio divertido e sustentável

O Amadora Electric Challenge é um passeio mistério dedicado exclusivamente a automóveis elétricos. Num percurso que dará uma volta por todo o concelho, os participantes terão que responder a perguntas de observação, de sustentabilidade e outras. Haverá também tarefas a executar em alguns locais icónicos, tudo numa ótica de sensibilização para a segurança rodoviária e para uma mobilidade mais suave e sustentável, de forma divertida e descontraída.

Organizado pela EcoMood Portugal e pela CM Amadora, este evento conta ainda com os importantes apoios de várias empresas ligadas à mobilidade sustentável, bem como de unidades hoteleiras de vários pontos do país que já oferecem a possibilidade de carregamento de veículos elétricos.

 

sem2019 ecomovete 22set 1040

Sensibilização através da Experimentação

Este é o conceito dos Green Experience, eventos criados pela Associação EcoMood Portugal, que são ações oficiais da Semana Europeia da Mobilidade há já várias edições.

Assim, para o culminar de uma grande semana de sensibilização, a Câmara Municipal decidiu levar a cabo este EcoMove-te Amadora, no qual os amadorenses de todas as idades poderão experimentar uma grande variedade de veículos de mobilidade suave, elétricos, a pedais ou a energia solar, além de muitas atividades sustentáveis, saudáveis e divertidas

A localização é também estratégica. Tratando-se do Dia Europeu Sem Carros, acontecerá numa rua fechada ao trânsito, junto à estação da CP da Amadora, com interface de trasportes rodoviários e táxis. Estende-se por uma grande área do Parque Central da Cidade e inclui ainda uma prova de Laser Run e uma Volta à Amadora em CicloTurismo.

Um dia sustentável e inesquecível para toda a família.

 

Clique para ver o programa completo.