Mapa do Site

18 janeiro | Debates sobre o papel das religiões e sua diversidade | Espaço Delfim Guimarães

 

No âmbito da Exposição "Amadora, Viver no Tempo Natalício - Memórias, Identidades e Vivências na Diversidade", patente no Espaço Delfim Guimarães até 26 de janeiro, a Câmara Munciipal da Amadora organiza, no próximo dia 18 de janeiro (sábado), entre as 15h00 e as 19h00, uma tarde de debates sobre a diversidade religiosa e o papel das religiões no mundo, com alguns momentos musicais.

Os debates contarão com a moderação dos comissários da exposição: Joaquim Franco, Conselheiro Local para a Igualdade, e Paulo Mendes Pinto, Professor de Ciência das Religiões, e irão abordar os temas inerentes às vivências religiosas da comunidade, relacionando-se assim com a temática das “Vivências da Diversidade” no “Tempo Natalício”.
 
Entrada livre. Não é necessária inscrição prévia.
 

Programa
15h00 – Inauguração da tarde de debates, com momento musical, com o grupo Encontro Vida Worship
15h15 - Debate “A DIVERSIDADE RELIGIOSA NA CONSTRUÇÃO DE BOA VIZINHANÇA - a pertinência de um «conselho» de religiões estabelecidas na Amadora”, para o qual estão convidadas as comunidades religiosas da cidade.
Introdução do tema por representantes locais da Igreja Católica (Padre Krysztof Dworak, pároco da Damaia); do Islão; da Assembleia de Deus (Pastor Isaac Reis) e da Igreja Adventista (Ancião João Marçal)
16h45 - Momento musical a cargo do Grupo Coral Alentejano da Amadora e coffee break
17h00 - Debate "O PAPEL DAS RELIGIÕES NUM MUNDO POLARIZADO - entre a moderação e a radicalização", com representantes religiosos.
Com a participação de Adelino Ascenso (Padre e missionário da Igreja Católica); Elsa Pereira (Aliança Evangélica Portuguesa); Joaquim Moreira (Embaixador da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias); Khalid Jamal (Comunidade Islâmica de Lisboa).
18h30 – Encerramento da tarde com momento musical, com UDJAT

 
Espaço Delfim Guimarães
Parque Delfim Guimarães, 2700-337 Amadora
GPS: 38.759232, -9.237195