Mapa do Site

8 outubro | Apresentação do livro “Em Velho Ser com Humoristas”, de Osvaldo Macedo de Sousa | Biblioteca

 

No próximo dia 8 de outubro, pelas 18h30, decorrerá, no Auditório Rogério Rodrigues, da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, a apresentação do livro “Em Velho Ser com Humoristas”, uma obra do historiador e investigador especializado em humor gráfico e caricatura, Osvaldo Macedo de Sousa.

Trata-se de uma publicação em que cartoonistas de todo o mundo refletem, através de palavras e ilustrações, sobre os desafios que traz o avanço da idade, sempre com humor, tentando ver o lado positivo das coisas, nesta fase da vida.

A obra é lançada em parceria com a Associação Coração Amarelo, organização que procura minimizar o isolamento de pessoas mais velhas.
 
Entrada livre.
 
 
Sinopse | “Em Velho Ser com Humoristas”, de Osvaldo Macedo de Sousa
"Humoristas ou não humoristas (de profissão ou espírito) somos todos iguais, com as respetivas particularidades educacionais e temperamentais. A velhice não é uma doença, apesar de estas se acentuarem, assim como os sintomas de teimosia, desconfiança, rabugice… serem mais notórios, mas…
Há sempre um mas, ou seja, uma alternativa otimista onde o humor se destaca – o Humor (que é o mesmo que o Amor), essa chama que arde sem se ver, que ilumina sem se ter de pagar um alto custo. Ou seja, apenas tem de lutar para que os sorrisos se desenhem nas faces e no coração todos os dias, a todas as horas, a todos os minutos, a todos os segundos…
No fundo, envelhecer é viver, é ter tido a sorte da vivência prolongada, evitando a sobredosagem dos medicamentos, as dores, os esquecimentos, a solidão…,enfrentando cada dia como se fosse o último, sabendo que é apenas o primeiro dia do resto da sua vida, cheia de futuro para o amanhã."
 
Sobre | Osvaldo Macedo de Sousa
"Nasceu no Porto, em 1954.
Licenciado em História e Arte, especializou-se em humor gráfico e caricatura. Organizou mais de 4 centenas de exposições por todo o país, Espanha, França, Croácia, Turquia, Dinamarca, Brasil, Costa Rica, Cuba, Macau… Tem textos publicados em mais de duas centenas e meia de livros, destacando-se a «História da arte da Caricatura de imprensa em Portugal», «Crónicas d’um Stuart», «Baltazar, a Vida num traço», «Humor Militar – José Brusco Junior», «Martinez, humor em retrospectiva», «Abril no humor», «Iconografias da Censura na Caricatura Portuguesa», «Raphael Bordallo Pinheiro o Cidadão e o Artista», «Humor não tem idade», «Humores ao fado e à Guitarra», «Manuel Monterroso», «Francisco Zambujal», «O Humor Negro», «O Bobo», «Nas Garras Felinas de Sátira», «Esse ser Comediante», «LuÍz Filipe», «Amarelhe», «Do Humor, Da Caricatura», «Rock in Caricatura», «João Abel Manta – Obra Gráfica«, «Dos Humoristas Portugueses», «O Modernismo pel’O Humorismo», «A Mulher no Cartoon», «A I República na Génese da Banda Desenhada e no Olhar do século XXI», «Um Sabor de desenho – Homenagem a João Abel Man-ta», «007 Ordem para Humorar», «Boa Viagem Sr. Presidente!», «Caricaturas Crónicas», «O Cartoon e o início do séc. XXI», «Luiz d’Oliveira Guimarães o Espírito de uma época», «Vozes Líricas do séc. XX», «As Caricaturas da Primeira República», «Viajantes de Papel na Lusofonia Gráfica», «A Luta dos Trabalhadores (pelo humor)», «Eros uma vez… o humorista Zé Manel», «Fernando Correia Dias, um poeta do traço», «D. Fuas», «O que é o Humor Gráfico?», «Qual o papel da Imagem na História?», «Artistas Militares na Grande Guerra», «Sorrindo com a Paz«, «O Espírito do vinho e os humores», «Mont’Alvão», «Humores do Mundo, Mundo dos Humores», «O Animal Político – Zoomorfismos na sátira gráfica», «Os Bordallo Pinheiro e o Circo (da política)», «50 ícones da Resistência e Resiliência Humana»…
Foi diretor da Galeria Stuart (1984/5) e da Casa do Humor em Lisboa (1989/90). Comissário Nacional das Comemorações dos 150 Anos da Caricatura em Portugal (1997); do AmadoraCartoon no FIBD da Amadora (de 1999 a 2015); do cartoon no MouraBD (de 1995 a 2015); da representação portuguesa na Bienal de Caricatura de Ourense (de 1996 a 2009)… Foi fundador e Diretor do Salão Nacional Humor de Imprensa (Vila Real/Porto de Mós/Oeiras 1987/2006); do Salão Livre de Humor Nacional (Porto de Mós/Oeiras 1998 – 2003); do primeiro PortoCartoon (em 1998); do Salão Luso Galaico de Caricatura de Vila Real (de 1997 a 2013); do Fest. Int. Humor de Praia de Espinho (em 2000); da Bienal de Humor Raiano – Idanha-a-Nova (2002 e 04); da Bienal de Humor Luiz d’Oliveira Guimarães – Espinhal/Penela (desde 2008…)."
 
 
Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos e Bedeteca da Amadora
Av. Conde Castro Guimarães, 6
2720-119 Amadora
214 369 054
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
GPS:38.752483,-9.2337572
 
Horário da Biblioteca:
De segunda a sexta-feira: das 10h00 às 19h00 | Sábados: das 10h00 às 18h00
Encerra aos domingos e feriados
 
Horário da Bedeteca e Fanzineteca:
Piso 2 da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
De segunda a sexta-feira: das 10h00 às 19h00 | Sábados: das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h00
Encerra aos domingos e feriados
 
For@ de Horas:
De segunda a sexta-feira: das 19h00 às 24h00 | Sábados: das 18h00 às 24h00
Encerra aos domingos e feriados
 
 
 
11 cidades e comunidades sustentaveis