Mapa do Site

13 a 15 setembro | Espetáculos ao ar livre gratuitos celebram 45 anos da Amadora

 

Parque Central | Estátua José Afonso – Palco Cidade | Entrada Livre

Os espetáculos ao ar livre gratuitos estão de regresso à Amadora!

Setembro é um mês especial para a nossa cidade. De 5 a 15 de setembro, todos os caminhos vêm dar à Amadora, para comemorar os 45 anos do município.
Em vários locais da cidade, estão previstas diversas iniciativas, com muita música, dança, exposições, desporto, Festa do Livro e muito mais.
Venha celebrar connosco!

Espetáculos ao ar livre no Parque Central | Estátua José Afonso – Palco Cidade:

- 13 setembro (sexta-feira)

21h45
Dança
Quorum Dance Company «VOZ.»
No ano em que se comemoram os 50 anos da revolução portuguesa, a Quorum Dance Company e a Câmara Municipal da Amadora celebram esta importante data com uma nova criação com coreografia e conceito de Daniel Cardoso e com participação musical de Rodrigo Leão.
Será explorado o conceito da liberdade, o que significou, o que significa e o que poderá vir a significar no futuro, na vida, na sociedade.
VOZ. será um trabalho que pretende transmitir tudo o que as palavras não conseguem, um trabalho que pretende dar voz ao movimento, à arte, ao imaginário, à criatividade, talvez o expoente máximo da liberdade. A liberdade, que cada vez mais é um valor inegociável.

23h15
Música
Rodrigo Leão «Os Portugueses»
Em 2018, Rodrigo Leão comemorou 25 anos de uma notável carreira a solo que atravessou fronteiras e lhe granjeou enorme popularidade por todo o mundo.
Entre as várias iniciativas que assinalaram esta data, nasceu uma versão revista e atualizada do concerto Os Portugueses, que olha para a carreira de Rodrigo Leão a partir da língua portuguesa. Trata-se de uma escolha das composições de Rodrigo cantadas em português que se tornaram em alguns dos seus temas mais amados, a par de clássicos instrumentais que sublinham a indefinível portugalidade da sua inspiração melódica.
Esta nova versão do concerto Os Portugueses continua a contar com temas instrumentais escritos por Rodrigo para a série televisiva de Joana Pontes e António Barreto Portugal, um Retrato Social, e será igualmente acompanhada em palco com projeções de imagens da série.

 

- 14 setembro (sábado)

21h45
Música
Cara de Espelho em concerto
“Cara de Espelho” resulta do encontro de alguns dos nomes que marcaram a música portuguesa nos últimos anos: Deolinda, Ornatos Violeta, Gaiteiros de Lisboa, A Naifa, Humanos, entre outros.
O ponto de partida são as palavras e composições de Pedro da Silva Martins (autor e compositor de Deolinda, Ana Moura, António Zambujo, Lena d ́Água), às quais se associam as construções de instrumentos de Carlos Guerreiro (Gaiteiros de Lisboa, José Afonso, Fausto, GAC), o baixo de Nuno Prata (Ornatos Violeta), as guitarras de Luís J Martins (Deolinda, António Zambujo, Cristina Branco) e as percussões de Sérgio Nascimento (Sérgio Godinho, David Fonseca, Humanos, Deolinda) para servir a voz profunda, envolvente e inconfundível de Maria Antónia Mendes (A Naifa, Señoritas).
“o Cara de Espelho assim batizado traz os defeitos dos outros espelhados….” É o mote de um dos temas, que resume todo o conceito da banda: cada canção é o reflexo das virtudes ou defeitos, das fraquezas, dos pequenos ou grandes poderes.

23h15
Música
Carlão
Carlão é um comunicador nato, com uma vasta experiência ganha, em grande parte, nos inúmeros espetáculos ao vivo que foi acumulando ao longo da sua carreira. Identifica-se facilmente com o público e estabelece com ele uma ligação quase imediata, tornando-se cúmplice nas aventuras e desventuras, dentro e fora das suas músicas, no palco e na vida.
Ao vivo, o alinhamento integra os seus maiores sucessos a solo, mas também canções mais intimistas e ainda outros sons incontornáveis; um concerto poderoso, com a força das entranhas e que conta com os músicos Dj Glue, Alfredo Costa –voz, Nuno Espírito Santo - baixo, Paulo Borges - teclas e Rui Berton – bateria.
Carlão, um dos maiores nomes da música urbana da atualidade, propõe um concerto com uma energia constante e uma entrega total e desprendida.
CARLÃO com todas as letras maiúsculas.

 

- 15 setembro (domingo)

19h00
Música
Orquestra Sinfonietta de Lisboa com Coro Ricercare – Do Erudito ao Popular
A Sinfonietta de Lisboa, com a participação do Coro Ricercare e do barítono Armando Possante, apresenta um concerto comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril, no qual propõe um programa centrado em torno de Fernando Lopes-Graça. Assim, propomos uma viagem desde as influências clássicas na música de Fernando Lopes-Graça até ao cancioneiro popular do 25 de Abril, passando pelas canções de intervenção de Lopes-Graça e de outros cantautores da revolução de Abril.
Este concerto, que é apresentado também para comemorar o 45.º Aniversário do Município da Amadora, contará com a direção artística dos maestros Vasco Pearce de Azevedo (Sinfonietta de Lisboa) e Pedro Teixeira (Coro Ricercare).

Não perca estes espetáculos. Venha festejar connosco!

Parque Central | Estátua José Afonso – Palco Cidade
Entrada livre

Consulte aqui o Programa do Amadora em Festa 2024

Mais informações sobre o Amadora em Festa 2024 em https://amadoraemfesta.pt/2024/

11 cidades e comunidades sustentaveis