Autarquia da Amadora continua a apoiar a comunidade ucraniana

Desde o início do conflito armado na Ucrânia, a Câmara Municipal da Amadora tem mantido o apoio à população ucraniana. Inicialmente, foram levadas a cabo iniciativas de recolha e envio de bens de primeira necessidade e rapidamente foi criada uma Linha de Apoio Social especialmente dirigida a esta comunidade.

Esta linha tem-se revelado de extrema importância no sentido em que permite à comunidade ucraniana residente na Amadora obter apoio no acolhimento dos seus compatriotas, ter acesso a informações, esclarecimento de formalidades processuais e encaminhamento para apoio social de deslocados, que se encontram numa situação de grande vulnerabilidade social.

No âmbito do Plano Municipal para a Integração de Migrantes, a Câmara Municipal da Amadora tem assegurado um conjunto de respostas com vista ao adequado acolhimento e integração destas pessoas, nomeadamente a atribuição de cabazes de emergência e cartões Amadora Solidária, que dizem respeito a apoio alimentar e a bens de primeira necessidade. Tem sido ainda realizado o encaminhamento de crianças para integração escolar e de adultos para a aprendizagem de português para estrangeiros, bem como a sinalização para acompanhamento médico nos centros de saúde da cidade, e para o Rendimento Social de Inserção.

A autarquia criou ainda o Centro de Acolhimento Temporário para Deslocados da Ucrânia, na Quinta dos Plátanos, em A-da-Beja, na freguesia de Mina de Água, com o objetivo de acolher temporariamente os agregados familiares deslocados da Ucrânia, garantindo-lhes o tempo e as condições necessárias à procura de alternativa habitacional a médio/longo prazo.

Para a gestão e manutenção deste espaço, foi assinado, no dia 4 de maio, um protocolo de colaboração com a Santa Casa da Misericórdia da Amadora.

Com vista ainda ao alojamento de deslocados ucranianos, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) aprovou a candidatura da autarquia da Amadora relativa a atribuição de habitação, no âmbito do programa Porta de Entrada, dirigido especialmente ao alojamento urgente de pessoas que fiquem privadas de habitação de uma forma imprevisível ou excecional.

A solidariedade entre os povos e a cooperação internacional são fundamentais para a sustentabilidade das nações e do planeta. A Câmara Municipal da Amadora irá continuar a trabalhar em conjunto com o governo português e as instituições públicas para garantir a proteção temporária que esta comunidade precisa neste momento de crise humanitária, a par do seu trabalho em prol dos amadorenses.