Mapa do Site

Autarquia adquire testes rápidos para auxiliar no diagnóstico da COVID-19, com donativo da empresa Siemens

A Câmara Municipal da Amadora recebeu um donativo através da Siemens Portugal que permitiu adquirir e encaminhar para a Autoridade de Saúde Pública da cidade um total de 3.840 testes rápidos para auxiliar no diagnóstico da COVID-19.
 
Os testes têm sido utilizados pela Saúde Pública da Amadora como forma de identificar, rapidamente, casos positivos nas 17 Estruturas Residenciais para Idosos e nos 12 Agrupamentos de Escolas do Município, onde a Siemens tem a sua sede, permitindo a deteção precoce de focos de contágio.

Estes testes antigénio permitem fazer o diagnóstico rápido de infeções por SARS-CoV-2, com uma exatidão de 98,7%.
 
Este apoio surge no âmbito de uma recolha de donativos que a empresa promoveu junto dos seus colaboradores, e que visava apoiar várias organizações e infraestruturas médicas, bem como indivíduos afetados pela crise mundial provocada pela COVID-19. Esta quantia reflete a solidariedade e a generosidade de mais de 500 colaboradores da empresa em Portugal, que não ficaram indiferentes a esta causa tão meritória, bem como a contribuição de igual valor que a Siemens se comprometeu a fazer, através do seu programa Caring Hands.
 
Para a Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, este donativo simboliza que empresas como a Siemens, “são socialmente responsáveis e, para além de contribuírem para a satisfação das necessidades dos seus clientes e dos seus trabalhadores, também trabalham para a construção de uma cidade coesa, na qual os maiores beneficiários são os munícipes. A compra dos 3.840 testes “revelaram-se um forte contributo no combate à COVID-19, possibilitando aumentar a frequência da testagem nos locais mais vulneráveis, como os lares de idosos”.
 
"Num momento em que especialistas de saúde pública defendem a testagem massiva da população como um dos fatores determinantes no processo de contenção da pandemia, este apoio da Siemens está a fazer a diferença junto de entidades que prestam este serviço fulcral ao município da Amadora. Como empresa acreditamos que o negócio faz mais sentido se estiver também ao serviço da sociedade”, disse Pedro Pires de Miranda, Presidente Executivo da Siemens Portugal, acrescentando que "importa também salientar a solidariedade e generosidade dos colaboradores da Siemens, contribuindo de uma forma muito expressiva para este donativo - algo que muito nos orgulha”.
 
Sobre a Siemens Caring Hands e. V.
A Siemens Caring Hands e. V. é uma associação caritativa que foi fundada por iniciativa da Siemens AG em 2001. A associação é especialmente ativa na prestação de apoio em emergências graves e prossegue fins caritativos e não lucrativos. Estes incluem a promoção de assistência às vítimas de catástrofes; apoio aos esforços de incêndio, catástrofe e proteção civil assim como a promoção dos sistemas de saúde pública. Por iniciativa da Siemens AG, foi criado um fundo de auxílio COVID-19 sob os auspícios da associação, em março de 2020. Este fundo de auxílio destina-se a prestar apoio rápido e não burocrático a organizações de ajuda, instalações médicas, e pessoas afetadas pela crise. O montante doado pelos empregados da Siemens foi igualado e duplicado pela Siemens AG. Os fundos angariados são utilizados para projetos de ajuda específicos e caritativos da COVID-19 em todo o mundo.
 
Sobre o Grupo Siemens em Portugal
O Grupo Siemens está em Portugal há 115 anos e empregava, a 30 de setembro de 2020, 2.887 profissionais. Ao longo dos últimos anos, a empresa sedeou no país vários centros de competência mundiais nas áreas da energia, infraestruturas, tecnologias de informação e serviços partilhados, que exportam soluções e serviços made in Portugal para os cinco continentes.
Para mais informações visite www.siemens.pt ou https://7905d1c4e12c54933a44d19fcd5f9356-gdprlock/SiemensPortugal