Cidade da Amadora associa-se à campanha Mobiliza-te Contra o Sexismo!

A Câmara Municipal da Amadora, no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade, associa-se à campanha Mobiliza-te Contra O Sexismo!, que pretende promover o debate público sobre a prevalência do sexismo e as suas manifestações atuais, e sobre as respostas possíveis a dar a este fenómeno, em cada contexto e em cada organização, nomeadamente através da campanha Repare nele, Fale dele, Acabe com ele!

No âmbito da parceria da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) com a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM), no Projeto Europeu Mobiliza-te Contra o Sexismo!, foi criada a campanha Mobiliza-te Contra O Sexismo!, que visa promover, em Portugal, o conhecimento e a operacionalização da Recomendação do Conselho da Europa Rec(2029)1, que fixou a primeira definição jurídica internacional de sexismo: “qualquer atitude, gesto, representação (...), prática ou comportamento baseado no pressuposto de que uma pessoa ou grupo de pessoas é inferior em razão do sexo, que ocorra na esfera pública ou privada”.

Esta campanha dá prioridade à comunicação através das redes sociais e dirige-se de forma particular às e aos jovens, destacando vertentes essenciais da igualdade entre mulheres e homens, como a participação política, a ocupação do espaço público digital, a conciliação e a partilha do uso do tempo.

O sexismo é qualquer expressão (atitude, palavra, imagem, gesto) baseada no pressuposto de que algumas pessoas, maioritariamente mulheres, são inferiores em razão do seu sexo.
O sexismo é prejudicial. Gera sentimentos de inutilidade e afastamento, leva à adoção de estratégias de evitamento, a mudanças de comportamento e à deterioração da saúde. O sexismo está na origem da desigualdade de género. Afeta desmesuradamente as mulheres e meninas.

Mobiliza-te Contra o Sexismo!

Assista ao vídeo de apresentação desta campanha

Mais informações: