Idosos da Amadora vão de férias com apoio da Câmara Municipal

A Câmara Municipal da Amadora volta a promover o projeto AmaSénior Lazer, cuja organização é desenvolvida em parceria com as Juntas de Freguesia do Município.

Vila Nova de Cerveira, Vila Ruiva (Fornos de Algodres), Luso, Santa Maria da Feira e Albufeira, são os locais selecionados para o desenvolvimento do programa no presente ano, e em que se prevê venham a participar mais de trezentos idosos da Amadora.

Serão organizados 5 turnos, todos com 48 munícipes, mais dois turnos com 46 participantes, todos a decorrer entre os meses de junho e outubro (excetuando o mês de agosto) e distribuídos pelos locais acima descritos. Cada turno tem a duração de 7 noites (8 dias).

De acordo com os Censos 2011, a população Amadorense com 65 anos, ou mais, corresponde a aproximadamente 19% da população do Concelho, pelo que se torna essencial o desenvolvimento de estratégias locais que potenciem o envelhecimento ativo e a interação social entre os séniores e a comunidade.

Esta iniciativa traduz-se num programa de férias organizado para a população idosa – reformados e pensionistas com idade superior a 60 anos – residente no Concelho da Amadora, que pretende proporcionar aos participantes uns dias de descanso fora do seu ambiente quotidiano. Ao mesmo tempo, tem por objetivo proporcionar condições para o bem-estar físico dos participantes, fomentar o aprofundamento das relações humanas entre grupos que já se conhecem e a criação de novas relações de amizade, criar um espaço criativo e cultural enriquecedor, quebrar a solidão e a monotonia e minimizar situações de exclusão social, a preços condizentes com a situação económica de cada participante.

Organizado desde 1982 (até ao ano 2000, tinha a designação de Programa Férias Séniores Veteranos), o AmaSénior Lazer tem vindo a ganhar importância junto da população, facto comprovado pelo número crescente de inscrições ao longo dos anos. Dos cerca de cem participantes em 1982, esta atividade contabiliza, para o ano de 2016, mais de 3 centenas.

Visitas a monumentos, museus, equipamentos sociais, passeios com itinerário selecionado pela sua valia turística, idas à praia, jogos de interior e exterior e festas são algumas das atividades previstas.

Os interessados devem inscrever-se na sua Junta de Freguesia.