todos   atividades   desporto   encontros   espetáculos   exposições   infantojuvenil   outros

Visita orientada |Núcleo Museológico do Moinho do Penedo
29 fevereiro | 15h00 – 17h30

No dia 29 de fevereiro (sábado), entre as 15h00 e as 17h30, o Museu Municipal de Arqueologia promove uma visita orientada ao Núcleo Museológico do Moinho do Penedo, com a arqueóloga Gisela Encarnação.

Com origem no século XVIII, os moinhos de vento da Amadora, construídos com pedra da região, fazem parte do imaginário da cidade. Esta iniciativa pretende recordar um período valioso da história deste território e o seu património molinológico. Nesta visita será possível conhecer a constituição e o modo de funcionamento dos antigos moinhos, e a importância que esta atividade tinha na economia local.

Participação gratuita.
É necessária inscrição prévia, até dia 27 de fevereiro.

Núcleo Museológico do Moinho do Penedo
O Núcleo Museológico do Moinho do Penedo localiza-se na freguesia da Mina de Água e é o único moinho de vento do concelho disponível para visitas ao público.
Foi recuperado em 1998, e é composto por uma estrutura de torre fixa circular construída com a pedra basáltica da região, com dois pisos, o térreo e o de moagem, ligados por uma escada. A entrada e as janelas são constituídas por pedra calcária e no seu interior podemos observar os arganéis que serviam para fixar o capelo.
Os moinhos de vento marcam até aos nossos dias a paisagem da cidade da Amadora, hoje, na grande maioria, ruínas, são a prova da existência de uma forte atividade moageira que marcou outrora a região: a chamada Cintura Moageira Pré-industrial de Lisboa.
Este complexo composto por mais de uma centena de Moinhos de Vento chegou a produzir 21.000 a 32.200 toneladas de farinha por ano, que se destinava sobretudo a suprir o grande défice de pão que existia na capital.

- Realizam-se visitas guiadas a grupos organizados mediante marcação.
- No âmbito do projeto “Escola Aberta do Património”, são realizadas visitas guiadas para o restante público.

Mais informações e inscrições:
Museu Municipal de Arqueologia
Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira - Núcleo Sede: Parque Aventura, Beco do Poço - Falagueira-Venda Nova - 2700 Amadora
GPS: 38.764556, -9.230205

Maior Menor