Vencedores Prémios de Banda desenhada da Amadora

Já são conhecidos os vencedores da edição 2021 dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora.
A cerimónia de entrega de prémios realizou-se no dia 24 de outubro, nos Recreios da Amadora.
Pela primeira vez, os Prémios de Banda Desenhada da Amadora distinguiram, com um prémio pecuniário de € 5.000 a Melhor Banda Desenhada de Autor Português, que foi atribuído a ‘Balada para Sophie’, de Filipe Melo e Juan Cavia.

VENCEDORES 2021 PRÉMIOS DE BANDA DESENHADA DA AMADORA
Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português
Balada para Sophie, de Filipe Melo e Juan Cavia

Melhor Obra Estrangeira de Banda Desenhada Editada em Português
Burlão nas Índias, de Alain Ayroles e Juanjo Guarnido, da editora Ala dos Livros

Prémio Revelação
Ricardo Santo, por Planeta Psicose, da editora Escorpião Azul

Melhor Fanzine / Publicação Independente
Bestiário de Isa, de Joana Afonso, edição da autora

Melhor Edição Portuguesa de Banda Desenhada
Procura-se Lucky Luke, de Mathieu Bonhomme, da editora A Seita

Sobre os Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA)
Os Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA) são uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora, no âmbito do Amadora BD que, desde 1989, distingue os autores de banda desenhada, portugueses e internacionais.
Em 2021, o Amadora BD reafirma o seu compromisso e missão de investir nos autores e na banda desenhada e atribuiu pela primeira vez, um prémio pecuniário à Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português. Há mais de 30 anos que o Festival apoia a produção de obras deste género literário, em contexto nacional e com impacto internacional.

Sobre o Amadora BD
Criado em 1990, o Amadora BD é uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora, que tem por objetivo promover a banda desenhada. Organizado ininterruptamente desde a sua criação, o Amadora BD é o mais importante festival de banda desenhada em Portugal e um dos mais aclamados a nível europeu.
A programação anual reúne autores, editores, agentes e colecionadores de diferentes nacionalidades em sessões de autógrafos, exposições, lançamentos, oficinas e apresentações. No âmbito do Amadora BD, os Prémios de Banda Desenhada da Amadora, distinguem, todos os anos os autores e os jovens que se destacam no panorama da Banda Desenhada.

Siga-nos em: