Mapa do Site

Visite o Património da Amadora sem sair de casa

Visite o Património da Amadora sem sair de casa
Visite o Património da Amadora sem sair de casa

Sabia que já pode conhecer algum do património cultural da Amadora sem sair de casa?

O Moinho do Castelinho e o Moinho de Vento do Penedo já têm visitas virtuais disponíveis.

No canal do Youtube do Município da Amadora, pode consultar os vídeos sobre a reconstrução virtual da Fábrica de Espartilhos Santos Mattos e o Moinho de Vento do Penedo e assistir a visitas virtuais da Casa Roque Gameiro (parte1 e parte2).

Moinho do Castelinho
O sítio do Moinho do Castelinho tem revelado importantes vestígios sobre a ocupação romana na Amadora.
As intervenções levadas a cabo entre 2009 e 2019 trouxeram a descoberto os vestígios mais antigos da presença romana no atual território do Concelho, a par de uma extensa necrópole, relacionada com a Villa Romana da Quinta da Bolacha.

Moinho de Vento do Penedo
O Moinho de Vento do Penedo foi recuperado em 1998. É uma estrutura de torre fixa circular construída com a pedra basáltica da região, com dois pisos, o térreo e o de moagem, ligados por uma escada.
O Núcleo Museológico abriu ao público em 2019, mas não tendo sido possível a recuperação dos mecanismos que trabalhavam no interior do moinho, o Museu Municipal, em parceria com a Cromeleque, recorreu à reconstrução virtual, possibilitando a visualização do moinho a laborar.

Fábrica de Espartilhos Santos Mattos em 1911
No âmbito da exposição sobre a Fábrica de Espartilhos Santos Mattos, realizada pelo Museu Municipal em 2017, foi realizado em parceria com a empresa Cromeleque, uma reconstrução virtual do interior da Fábrica em 1911.
Uma reprodução fidedigna, possibilitada pela documentação ainda existente: as plantas da Fábrica e as fotografias doadas pelos descendentes dos proprietários e também pelas valiosas entrevistas desses mesmos descendentes e de antigos trabalhadores. Viaje no tempo e visite o interior da Fábrica de Espartilhos Santos Mattos, na Amadora.