A Carris Metropolitana avança em janeiro na margem norte do Tejo

No dia 17 de novembro, em reunião com a Área Metropolitana de Lisboa (AML), com as Câmaras Municipais da margem norte do Tejo e com a empresa Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), os operadores de transporte Viação Alvorada e Rodoviária de Lisboa, responsáveis pela futura prestação do serviço de transporte na margem norte, assumiram estar em condições de iniciar a operação rodoviária com a marca Carris Metropolitana no início de janeiro de 2023, garantindo o número de viaturas e de motoristas necessários para a oferta prevista contratualmente, que pressupõe desde logo um aumento significativo de linhas e horários.

A mês e meio do arranque da operação da Carris Metropolitana na margem norte, os passageiros podem desde já começar a familiarizar-se com as novas tipologias de linhas, tarifários, horários e percursos, com a lógica de numeração das linhas e com a conversão das linhas atuais para as linhas futuras, estando prevista a divulgação de materiais informativos, tanto na página oficial da Carris Metropolitana, como no terreno, já a partir de dia 18 de novembro.

A Carris Metropolitana é a marca da nova operação rodoviária, uma iniciativa dos municípios e da AML que, através da TML, concretiza um projeto de grande dimensão que visa gerir mais de 20 mil serviços rodoviários distribuídos por uma área de cerca de 3000 km2. Este projeto é caracterizado por um elevado grau de complexidade tecnológica, operacional e geográfica, pela homogeneização de imagem e de informação ao público.

Sobre a Carris Metropolitana
A Carris Metropolitana - marca detida pela Transportes Metropolitanos de Lisboa - foi criada com o objetivo de unificar a operação rodoviária da área metropolitana de Lisboa (amL)*. Desde junho de 2022, os operadores de transportes Alsa Todi e Transportes Sul do Tejo (TST) operam sob a marca Carris Metropolitana nos municípios da margem sul da amL (Alcochete, Almada, Moita, Montijo, Palmela, Setúbal, Sesimbra e Seixal). Em janeiro de 2023, a Carris Metropolitana chega a margem norte do tejo atuando através dos operadores Viação Alvorada e Rodoviária de Lisboa nos municípios de Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra e Vila Franca de Xira.

A Carris Metropolitana visa melhorar a qualidade do serviço, com o foco no passageiro e na sustentabilidade, através de uma frota mais amiga do ambiente, uma marca única, uniformização de horários, sistemas de informação ao público, espaços de atendimento ao público, entre outros.

Mais informações: www.carrismetropolitana.pt