Triunfos de Mariana Machado e Miguel Marques na São Silvestre da Amadora com recorde de inscritos

A 47ª edição da São Silvestre da Amadora, organizada pela Câmara Municipal da Amadora e pelo Desportivo Operário Rangel, marcou a despedida do ano de 2022 com um novo recorde de inscritos: mais de 2.500 atletas na corrida de 10 km e na corrida das crianças, e um novo máximo de senhoras inscritas: 29%. A estreia de Mariana Machado (Sporting Clube de Braga) na Mítica foi coroada com o lugar mais alto do pódio; Miguel Marques (Sporting Clube de Portugal) triunfou também pela primeira vez na Amadora.

Com cerca de 2.300 inscritos nos 10 km e 250 pequenos grandes campeões na Corrida das Crianças, a São Silvestre mais antiga de Portugal Continental atingiu o novo máximo de atletas na prova mítica do calendário desportivo nacional. Os mais de 2.500 atletas deram um colorido especial às ruas da cidade amadorense, sempre com o importante apoio do fervoroso público que faz questão de sair de casa e aplaudir quem se despede do ano a correr.

Em termos desportivos, Mariana Machado, Ana Mafalda Ferreira (Sporting Clube de Portugal), Lia Lemos (Sporting Clube de Braga) e Solange Jesus (Clube Desportivo Feirense) formaram o quarteto inicial na liderança da prova feminina; no entanto, Mariana Machado acabou por se destacar após a subida dos Comandos e venceu isolada com o tempo de 33m17s. Ana Mafalda Ferreira, que conta no currículo com os triunfos na Amadora em 2018 e 2019, garantiu a segunda posição com 33m55s. O pódio feminino ficou completo com Lia Lemos, ao cumprir os 10 km em 34m40s.

Em masculinos, os olhos estavam postos em Rui Pinto (caso vencesse, seria o primeiro atleta masculino a vencer a São Silvestre da Amadora por seis vezes), mas acabou por ser surpreendido por Miguel Marques (Sporting Clube de Portugal) e Davide Silva (Sporting Clube de Braga). A dupla discutiu o triunfo até aos metros finais e foi apenas na rotunda São Silvestre que Miguel Marques ganhou algum avanço e sprintou para a vitória na 47ª São Silvestre da Amadora, depois de a 17 de dezembro ter conquistado a 15ª Lidl São Silvestre de Lisboa. Miguel terminou com o tempo de 29m49s, Davide Silva foi segundo classificado com 29m55s e Rui Pinto fechou o pódio masculino com o registo de 29m59s.
Madrinha da São Silvestre da Amadora, Rosa Mota voltou a correr os 10 km da São Silvestre mais antiga de Portugal Continental e aos 64 anos, deu o exemplo e concluiu a prova com o tempo de 42m16s. Os resultados completos estão disponíveis no sítio oficial do evento: saosilvestredaamadora.pt.

Antes da prova de 10 km, os mais pequenos foram os protagonistas da tarde. A Corrida das Crianças reuniu 250 pequenos grandes campeões, nascidos entre 2009 e 2017, numa promoção do desporto. O tradicional desfile de automóveis clássicos e motociclos realizou-se pelas 17h05.