Amadora assinala Dia Mundial da Luta contra a Sida

No dia 1 de dezembro assinala-se o Dia Mundial de Luta contra a Sida e a Câmara Municipal da Amadora, além de recordar todos aqueles que viram as suas vidas afetadas por esta doença, pretende alertar para a importância e a necessidade de continuar a prevenir, testar e tratar.
Numa ação simbólica, e aceitando o repto lançado pela Direção-Geral da Saúde às cidades signatárias da Declaração de Paris, no horário noturno de 30 de novembro e 2 de dezembro (duas noites) serão iluminados, com a cor vermelha, dois edifícios municipais: os Paços do Concelho e a Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos.

Recorde-se que a Câmara Municipal da Amadora assinou a Declaração de Paris a 10 de outubro de 2018, aderindo à iniciativa internacional Fast Track Cities – cidades na via rápida para a eliminação do VIH e SIDA.
Neste contexto, foi elaborado o Pacto Local para a intervenção na área do VIH e SIDA na Amadora, subscrito por entidades públicas e privadas com atuação e responsabilidade no combate ao VIH e SIDA, e que envolve também a rede social local, com um compromisso para a ação até 2025.

No mesmo âmbito, no dia 1 de dezembro, a AJPAS - Associação de Intervenção Comunitária, Desenvolvimento Social e de Saúde irá realizar rastreios gratuitos e confidenciais ao VIH, VHB, VHC e Sífilis num espaço físico do Centro Comercial UBBO, no seguinte horário: 11h00 às 14h30 e 15h30 às 18h30.