Programa de Educação Ambiental 2022/2023 apresentado às escolas

A Câmara Municipal da Amadora acredita na importância da Educação Ambiental como contributo para a formação de jovens mais ativos na defesa do ambiente, pretendendo promover um espírito de cidadania, que é fundamental para um desenvolvimento mais justo e equilibrado, ou seja, visando o Desenvolvimento Sustentável.

Neste sentido, foi apresentado no dia 20 de outubro, no Eco-Espaço da Amadora, o Programa de Educação Ambiental (PEA) para o ano letivo de 2022/2023, com 70 atividades programadas para as escolas que tenham interesse em inscrever as suas turmas.
Estas atividades gratuitas têm como destinatários os alunos do pré-escolar ao ensino secundário da Amadora, incluindo ainda ações de formação para docentes.

Durante a sessão, Luís Lopes, vereador do Ambiente da CMA, destacou a importância deste programa e do trabalho que é feito neste âmbito por professores, instituições e empresas.
“É um trabalho essencial e meritório”, referiu o autarca, que realçou ainda a necessidade da tenacidade e da perseverança em prol da defesa do ambiente e da sustentabilidade, para que “possamos deixar às próximas gerações um planeta limpo, um planeta saudável, um planeta mais verde”.

O Programa de Educação Ambiental para o ano letivo de 2022/2023, bem como as fichas de inscrição, já estão disponíveis aqui.

Sobre o PEA 2022/2023
Este ano, o PEA contempla novas atividades: No tema dos Resíduos, a ação “Ao encontro do ecocentro móvel”, no tema da Água, a partir do 2º ciclo, promovem-se exclusivamente visitas ao Museu da Água e no tema da Biodiversidade a Exposição “Insetos em Ordem” e Visitas virtuais
ao Parque Central e ao Parque da Fonte das Avencas. No tema da Formação para docentes está prevista a realização de um workshop relacionado com os Insetos (Borboletas) para enquadramento da visita à exposição.