Mapa do Site

Na Amadora os semáforos estão no chão!

Há cada vez mais acidentes com os chamados ‘zombies digitais’, pessoas que nem para caminhar guardam o telemóvel. Por isso, apostando na prevenção rodoviária, a Câmara Municipal da Amadora implementou junto a algumas das principais artérias da cidade as smartcross, um sistema luminoso pioneiro em Portugal, que conjuga os semáforos colocados em postes a faixas luminosas instaladas no chão.

A luz alterna entre o verde o vermelho, tal como no sistema vertical, e serve principalmente para aqueles cuja posição mais comum é cabeça baixa, com os olhos postos no telemóvel. O objetivo desta medida passa por prevenir acidentes causados pela distração com o uso do telemóvel e de outros aparelhos eletrónicos.

Além das vantagens neste âmbito, as smartcross têm-se revelado úteis para compensar a luminosidade dos dias mais claros quando, por vezes, a luz solar encandeia os transeuntes.

A primeira smartcross foi implementada no verão de 2017, na passadeira da Rua Elias Garcia, junto ao Centro Comercial Babilónia, na freguesia da Venteira. A sua aceitação levou à disseminação do projeto e a autarquia tem vindo a instalar mais smartcross nas vias principais com grande atravessamento de peões, perfazendo atualmente 90.