Apoio ao Cuidador | Workshops gratuitos

No âmbito do projeto “Apoio ao Cuidador”, a Câmara Municipal da Amadora, em parceria com a Cooperativa LInQUE – Cuidados Paliativos em Casa, promove diversos workshops até ao final de 2022 para a comunidade em geral, visando promover a literacia em saúde e os cuidados em final de vida.

Participação gratuita, com vagas limitadas, e inscrições através do link: https://forms.gle/D95UzvYozV24i5tV7

Mais informações: 214 369 053 | 800 207 632 (linha gratuita)

PROGRAMA:
- 15 setembro | A morte e o morrer | 16h00-18h00 | Escola Superior de Teatro e Cinema (Mina de Água)
- 23 setembro | Testamento Vital | 14h00-16h00 | Centro de Apoio à 3ª Idade do Casal da Mira SCMA (Encosta do Sol)
- 11 outubro | Nutrição no Idoso | 16h00-18h00 | Espaço Sénior da Falagueira (Falagueira- Venda Nova)
- 20 outubro | Síndrome Fragilidade do Idoso | 14h30-16h30 | Cooperactiva (Alfragide)
- 9 novembro | Comunicação e Assertividade | 16h00-18h00 | Escola Superior de Teatro e Cinema (Mina de Água)
- 29 novembro | A morte e o morrer | 14h00-16h00 | Centro de Apoio à 3ª Idade do Casal da Mira SCMA (Encosta do Sol)
- 5 dezembro | Testamento Vital | 14h30-16h30 | Cooperactiva (Alfragide)
- 15 dezembro | Síndrome Fragilidade do Idoso | 16h00-18h00 | Espaço Sénior da Falagueira (Falagueira-Venda Nova)

Os Workshops decorrem presencialmente nas instalações das entidades parceiras, nos seguintes locais:
- Cooperactiva - R. das Minas, lote 11, Loja A, Bairro do Zambujal - Alfragide
- Escola Superior de Teatro e Cinema - Av. Marquês de Pombal, 22B - Mina de Água
- Centro de Apoio à 3ª Idade do Casal da Mira (SCMA) - R. Ramiro Martins, nº 5, Casal da Mira - Encosta do Sol
- Espaço Sénior da Falagueira (AURPIF) - Praceta Quinta do Bosque - Falagueira

Sobre os Workshops:

"A morte e o morrer" – (sessões dinamizadas por Elsa Mourão)
Como apresentação deste workshop partilhamos um excerto do livro "A morte e o morrer entre o deslugar e o lugar", do Padre José Nuno Ferreira da Silva
"Morrer para uma pessoa humana, não é um mero facto biológico. É um acontecimento biográfico total ... é a existência inteira duma pessoa irrepetível que se vê ameaçada. "
Reconhecemos que cuidar uns dos outros em momentos de crise e perda não é simplesmente uma tarefa para serviços sociais e de saúde, mas é responsabilidade de todos e por isso vamos também falar da Morte e do Morrer numa Comunidade Compassiva.

"Testamento Vital" – (sessões dinamizadas por António Folgado)
Pensar e refletir, sobre os seus valores e preferências, sobre o que de verdade lhe importa e sobre os cuidados que gostaria de receber.
É fundamental poder escolher o que quer e o que não quer, para que a sua vontade seja respeitada, se um dia não puder decidir.
O Testamento Vital confere autonomia e proteção e garante que os seus desejos sejam respeitados pelos profissionais de saúde e familiares.

"Síndrome Fragilidade do Idoso" – (sessões dinamizadas por Ana Almeida)
Com o aumento da esperança média de vida, urge a necessidade de refletirmos sobre a qualidade de vida dos nossos idosos. Com este workshop, pretendemos refletir sobre o que provoca a fragilidade no idoso e as estratégias para a superar.
Porque morrer não é um mero ato biológico, individual.

"Nutrição no idoso" – (sessão dinamizada por Joana Goulão)
A nutrição equilibrada é importante em todas as faixas etárias. No idoso tem algumas particularidades a que devemos estar atentos, de forma a contribuir para evitar a incapacidade física e a doença. Nesta sessão, pretendemos conversar sobre essas diferenças, sobre como as ultrapassar e contornar e fornecer estratégias para ultrapassar eventuais dificuldades que o idoso ou o seu cuidador possa encontrar no seu dia a dia.

"Comunicação e Assertividade" – (sessão dinamizada por Cristina Belém)
Somos seres gregários, vivemos e conhecemo-nos na relação. Comunicar é um passaporte nessa viagem.
A importância de nos percebermos como seres de relação e no impacto que a comunicação pode ter.
Comunicação em terapia e na relação de ajuda.

Clique no Cartaz para mais informação

WORKSHOP APOIO CUIDADOR 2022