Agosto no Museu e na Casa Roque Gameiro | Programação cultural

Exposição "Trigo na Eira, pão na masseira. Uma história do pão na Amadora"
Agosto no Museu e na Casa Roque Gameiro | Programação cultural
Em agosto, o Museu Municipal de Arqueologia e a Casa Roque Gameiro mantêm as portas abertas e disponibilizam, gratuitamente, oficinas temáticas sobre as suas exposições temporárias e permanentes.

Promovem ainda visitas orientadas a estes locais, bem como à Necrópole de Carenque, Villa romana da Quinta da Bolacha, e ao Moinho de Vento do Penedo.
Conheça abaixo a programação completa.

De 3ª a domingo | Exposição "Trigo na Eira, pão na masseira. Uma história do pão na Amadora"
Horário: de terça a sábado, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00; domingos das 14h30 às 17h30.
Esta exposição olha para o pão na sua relação com a paisagem e o território, com a evolução tecnológica e as mudanças sociais, e também com a sabedoria antiga e popular. Explorando as searas onde origina a principal matéria-prima deste alimento, passando pelos saberes e pelas técnicas da sua confeção, reavivamos momentos e lugares da história da Amadora dos últimos 100 anos.
Local: Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira
Nota: Gratuito ao sábado de manhã, estudantes, até aos 18 anos e maiores de 60.

De 3ª a domingo | Exposição permanente sobre a vida e obra de Alfredo Roque Gameiro e família
Horário: de terça a sábado, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30; domingos das 14h30 às 17h30.
Local: Casa Roque Gameiro

De 2ª a domingo | Exposição “Pela Estrada da Porcalhota”
Jardim em frente à Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Morada: Av. Conde Castro de Guimarães

Verão 2022 | ”Museu em Ação” e “Venha conhecer os cantos à Casa” – Inscrições abertas
Oficinas temáticas sobre as exposições temporárias e permanentes
Visitas orientadas: Necrópole de Carenque, Villa romana da Quinta da Bolacha, Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira, Casa Roque Gameiro, Moinho de vento do Penedo.
De 3ª a 6ª, às 10h00 e às 14h30
Destina-se a escolas e grupos organizados.

Todas as atividades são gratuitas e necessitam inscrição prévia por email (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) ou por telefone (214 369 090), à exceção da entrada no Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira, fora das horas indicadas.
Deve ser indicado o nome completo do participante e o contacto telefónico.
As inscrições devem ser feitas até 48h da data da sua realização, ou conforme indicado.
As desistências devem ser comunicadas no mínimo com 24 horas de antecedência, sob pena de impedimento de inscrição noutras atividades.

Para mais informações é favor contactar pelo E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Telefone: 214 369 090

Moradas:

Casa Roque Gameiro - Praceta 1º de Dezembro, nº 2, 2700-672 Amadora - Horário: de terça a sábado, das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30; domingos das 14h30 às 17h30. Aberto aos feriados.
Museu Municipal de Arqueologia/Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira – Parque Aventura, Beco do Poço, 2700-000 Amadora - Horário: de terça a sábado, das 9h às 13h e das 14h às 17h; domingos das 14h30 às 17h30. Aberto aos feriados.
Núcleo Monográfico da Necrópole de Carenque - Serra das Brancas, Topo da Av. Luis de Sá, 2700-000 Amadora – Horário inverno: Sábado das 13h00 às 17h00 e domingo das 10h00 às 15h00.